Fapemig apresenta pesquisas na Semana de Inovação

Um exemplo é o projeto "Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo", desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Divulgação / Fapemig


Evento também terá exposição comemorativa dos 20 anos da revista Minas Faz Ciência, da Fapemig

Buscando impulsionar a inovação no Estado de Minas Gerais e demonstrar que ela pode contribuir para solucionar problemas dos setores público e privado, será realizada a 2ª Semana de Inovação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta semana. O evento, promovido pela Prodemge, foi aberto nesta segunda-feira (25), com o seminário sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que realizado em parceria com o Governo do Estado e a Isaca, associação sem fins lucrativos que atua na melhoria da auditoria, governança e segurança da informação.

Durante a Semana de Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentará o Circuito Inova Minas, composto por projetos, oficinas de programação e robótica, dentre outras atividades, parte da Feira Tecnológica que acontece no túnel do Prédio Gerais.

Um exemplo é o projeto "Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo", desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O estudo resultou em um aplicativo que ensina a linguagem de Libras por meio de imagens e cartas virtuais. Ao longo da mostra, os visitantes poderão conhecer o trabalho, interagir e tirar dúvidas com os pesquisadores.

O Espaço de Robótica “Enxurrada de Bits” consiste em uma apresentação de robôs de competição desenvolvidos por equipes do Cefet/MG. O projeto, que envolve alunos da instituição, recebeu financiamento da fundação. Ainda serão oferecidas oficinas de cubo mágico e de robótica, além de exposição de robôs de combate criados pelos grupos.
Todas as atividades da Fapemig serão na terça (26) e na quarta-feira (27), das 10h às 16h.

Gratuita
A 2ª Semana de Inovação da Prodemge é aberta ao público e tem entrada gratuita. Além das atividades da fundação, estão previstas palestras, oficinas e apresentações diversas que somam mais de 40 opções para todos os gostos. A maior parte das atrações não exige inscrição prévia; os interessados devem comparecer ao local com antecedência, pois as salas estão sujeitas a lotação e a participação será por ordem de chegada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO