25 de novembro, de 2019 | 17:55

Fapemig apresenta pesquisas na Semana de Inovação

Um exemplo é o projeto "Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo", desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Divulgação / Fapemig
Evento também terá exposição comemorativa dos 20 anos da revista Minas Faz Ciência, da Fapemig Evento também terá exposição comemorativa dos 20 anos da revista Minas Faz Ciência, da Fapemig

Buscando impulsionar a inovação no Estado de Minas Gerais e demonstrar que ela pode contribuir para solucionar problemas dos setores público e privado, será realizada a 2ª Semana de Inovação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta semana. O evento, promovido pela Prodemge, foi aberto nesta segunda-feira (25), com o seminário sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que realizado em parceria com o Governo do Estado e a Isaca, associação sem fins lucrativos que atua na melhoria da auditoria, governança e segurança da informação.

Durante a Semana de Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentará o Circuito Inova Minas, composto por projetos, oficinas de programação e robótica, dentre outras atividades, parte da Feira Tecnológica que acontece no túnel do Prédio Gerais.

Um exemplo é o projeto "Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo", desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O estudo resultou em um aplicativo que ensina a linguagem de Libras por meio de imagens e cartas virtuais. Ao longo da mostra, os visitantes poderão conhecer o trabalho, interagir e tirar dúvidas com os pesquisadores.

O Espaço de Robótica “Enxurrada de Bits” consiste em uma apresentação de robôs de competição desenvolvidos por equipes do Cefet/MG. O projeto, que envolve alunos da instituição, recebeu financiamento da fundação. Ainda serão oferecidas oficinas de cubo mágico e de robótica, além de exposição de robôs de combate criados pelos grupos.
Todas as atividades da Fapemig serão na terça (26) e na quarta-feira (27), das 10h às 16h.

Gratuita
A 2ª Semana de Inovação da Prodemge é aberta ao público e tem entrada gratuita. Além das atividades da fundação, estão previstas palestras, oficinas e apresentações diversas que somam mais de 40 opções para todos os gostos. A maior parte das atrações não exige inscrição prévia; os interessados devem comparecer ao local com antecedência, pois as salas estão sujeitas a lotação e a participação será por ordem de chegada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário