INSS paga hoje segunda parcela do 13º a aposentados e pensionistas

Agência Brasil


Abono natalino começa a ser pago nessa segunda-feira (25) para aposentados e pensionistas

O INSS (Instituto Nacional do do Seguro Social) libera o saque da 2ª parcela do 13º de aposentados e pensionistas da Previdência a partir dessa segunda-feira (25). Os depósitos do abono de Natal serão feitos com o benefício de novembro. Os pagamentos vão até o dia 6 de dezembro.

Os segurados que têm direito ao pagamento podem consultar o valor a ser recebido pelo site do INSS. É necessário fazer o cadastro no site para ver o extrato.

A segunda parcela do 13º salário é paga a todos os beneficiários da Previdência Social, sejam estes aposentados, pensionistas, titulares de auxílio-doença, de auxílio-reclusão, entre outros.

A 1ª parcela foi depositada de agosto a setembro, após autorização do presidente Jair Bolsonaro por medida provisória.

O segurado consegue fazer a consulta de quanto irá receber sem sair de casa, pelo portal de serviços Meu INSS. Caso seja o primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro no site para ver o extrato.

O calendário segue o número final do cartão de benefício, começando pelo número 1 e por quem recebe o salário mínimo (998 reais).

Segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 30,5 milhões de segurados do INSS devem receber um valor de 40,4 bilhões de reais como abono de Natal. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito ao abono.

Trabalhadores da ativa

Para os trabalhadores da ativda, o 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro, e a outra, até 20 de dezembro.

É importante ficar atento aos valores a receber. A primeira parcela é maior, porque vem integral, sem nenhum desconto desconto. Já a segunda tem um valor bem menor, pois os encargos são debitados ali, como Previdência Social e Imposto de Renda (para quem recebe acima de um salário mínimo).

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO