EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de novembro, de 2019 | 16:25

Campanha arrecada doações para vítimas da chuva em Córrego Novo

Vendaval que atingiu a cidade na madrugada de quarta-feira causou inundação e estragos

Enviado por leitor
Água e lama invadiram casas no município, destruindo móveis e bens materiais Água e lama invadiram casas no município, destruindo móveis e bens materiais

A administração municipal de Córrego Novo decretou Situação de Emergência, depois que a cidade foi assolada por uma enxurrada, provocada pela chuva da madrugada de quarta-feira (20). A estimativa é que 300 famílias tenham sido atingidas em 60% das residências da cidade.

O volume de chuva que atingiu o Vale do Aço e cidades do Colar Metropolitano na noite de terça-feira (19) e madrugada de quarta-feira (21) provocou estragos que são percebidos até hoje, em várias localidades. Córrego Novo é uma das mais atingidas. Residências foram invadidas por lama e água, o que ocasionou transtornos e prejuízos materiais para várias famílias. A Polícia Civil de Ipatinga e igrejas se mobilizam para arrecadar donativos para a população.

Um dos organizadores da campanha, o pastor Gleidisom Fernando explica que, assim que a cidade foi atingida pela chuva e causou estragos, entrou em contato com um dos pastores que ele conhece na cidade, Amarildo, e uma mobilização foi iniciada.

“Estamos arrecadando lençóis, cobertores, colchões, alimentos e produtos de limpeza. A maior urgência é dos últimos três itens desta lista, mas tudo é bem-vindo. A informação que temos é que 60% da população foi atingida e está sendo acolhida em escolas e igrejas, como a Batista, Assembleia e Católica. A perda material foi grande. Por enquanto a chuva parou e estamos em busca de ajudar essas pessoas”, destacou Gleidisom.

A arrecadação será feita até esta sexta-feira (22). No sábado (23), a equipe irá levar os alimentos e demais produtos doados para os moradores. “Precisamos também de voluntários, porque há muito o que ser limpo e organizado. A cidade está um caos, tudo muito sujo. Cloro, água sanitária e demais produtos de limpeza são fundamentais”, reforçou Gleidisom. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o pastor por meio do número (33) 99829-0099 ou com a pastora Judity (33) 9995-0337.

Enviado por leitor
Tromba d?água pode ter sido o motivo do transbordamento que atingiu a cidadeTromba d?água pode ter sido o motivo do transbordamento que atingiu a cidade
Enxurrada
A informação inicial é de que uma tromba d’água atingiu o município, provocou o transbordamento de um curso d’água e arrastou lama e resíduos para dentro da cidade. A enxurrada causou uma cheia que chegou a até um metro de altura nas paredes das casas. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Córrego Novo é de 2.771 pessoas. O município é um dos integrantes do Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Outros impactos
A tempestade ocorrida no começo da semana, causou estragos em diversos pontos em Ipatinga. Durante o temporal, o córrego Gerasa transbordou e parte dos bairros Canaã e Canaãzinho foi inundada pela água. Além do transbordamento, a falha no escoamento de água na avenida Selim José de Sales deixou um trecho da via inundado. Além disso, grande quantidade de lama que desceu de regiões altas, duramente castigadas pela seca nos meses anteriores, e obstruiu alguns pontos como a Estrada do Taúbas, vias das Chácaras Madalena e bairro Forquilha. Sem a cobertura vegetal nas encostas, a água da chuva intensa (138mm) escoou livre para a área urbana. Os reparos foram iniciados na quarta-feira e até essa quinta-feira ainda eram feitas intervenções.

Também houve estragos da chuva no distrito de Vale Verde, em Ipaba, e na cidade de Periquito.

Doações para Córrego Novo podem ser entregues na 1ª DRPC

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 1ª Delegacia Regional em Ipatinga, busca o apoio da população do Vale do Aço para arrecadar cestas básicas, produtos de higiene, roupas, colchões, cobertores e água mineral. Desde quarta-feira (20) vários segmentos estão mobilizados para arrecadar alimentos e roupas, que serão doados para os moradores que foram atingidos pela enxurrada que passou pela cidade. As doações podem ser encaminhadas à Inspetoria da Polícia Civil em Ipatinga, localizada na avenida João Valentim Pascoal, 309, Centro. Mais informações: (31) 3828-1104.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário