CADERNO IPATINGA 2024

20 de novembro, de 2019 | 16:57

Homem é preso por 'sextorsão' ou estupro virtual

informação foi divulgada pela delegada de Polícia Civil, Tatiana Neves

Reprodução de vídeo
A delegada da PCMG, Tatiana Neves, alerta para os crimes praticados no meio virtual A delegada da PCMG, Tatiana Neves, alerta para os crimes praticados no meio virtual

Um homem de 30 anos foi preso essa semana, em Caratinga, acusado de chantagear uma mulher, ameaçando a vazar conteúdo íntimo da vítima na internet, caso ela não praticasse ato libidinoso com ele. A informação foi divulgada pela delegada de Polícia Civil, Tatiana Neves. Conforme o inquérito, a vítima procurou a Polícia Civil no dia 5 de novembro, noticiando que o celular do namorado dela tinha sumido em um clube próximo a Caratinga.

Depois disso a vítima fez contato com uma pessoa que supostamente estaria com o celular. Não se sabe se o telefone foi perdido ou furtado. Depois do contato, em vez de ter o telefone de volta, a mulher alegou que passou a sofrer chantagem por parte do homem, que ameaçava divulgar um vídeo de cunho íntimo dela e do namorado, encontrado gravado na memória do aparelho. “Com medo da situação e de ele divulgar esses vídeos, ela passou a conversar com esse homem. E ele passou a chantageá-la, dizendo que se ela não marcasse um encontro para ter com ela um ato libidinoso, ele iria divulgar esses vídeos pela internet e pelas redes sociais. Ela nos procurou novamente na data de 18/11 e informou que iria se encontrar com o rapaz para consumar o ato e deixar de continuar com a situação de constrangimento que ela estava vivendo, razão pela qual, nós efetuamos a prisão em flagrante do envolvido", detalhou a delegada da PC.

Júlio César de Almeida Santos foi preso e autuado pelo delegado de plantão por ‘estupro virtual’ ou ‘sextorsão’, crime tipificado no artigo 146, do Código Penal brasileiro. A palavra deriva do inglês sextorsion. "Trata-se de um crime em que o autor constrange a vítima a praticar um ato libidinoso em virtude da chantagem de publicação desses vídeos de cunho íntimo com relação à vítima. Conforme a PC, foi um crime tentado porque não houve a divulgação efetiva do vídeo com conteúdo íntimo. “Então ele foi autuado por estupro na forma tentada e encaminhado ao presídio local", disse a delegada.

A policial também afirmou durante entrevista à imprensa que as pessoas devem tomar cuidados ao utilizar a internet, e, caso alguém sofra constrangimento ou ameaça e se torne vítima de sextorsão ou de estupro virtual, que busque ajuda e denuncie o fato para a polícia. Segundo a delegada, o inquérito policial sobre o caso já foi concluído e será encaminhado para a Justiça. (Com informações da PCMG e Super Canal)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Duvidoso

24 de novembro, 2019 | 19:17

“ela pode ser condenado de 1 a 3 anos de prizão tendo em vista que ate 4 anos a pena pode ser revertida em prestação de serviços comunitarios? e sé esse homem mandou esses arquivos pra nuvem? e se depois por vingança esse homem expõe as imagens da vitima? ele vai ser prezo novamente porém com a mesma pena? esse tipo de crime deveria ser revisto pelo codigo penal e aumentar a pena!! mais ainda sim não livraria a vitima de ser extorquida novamente,infelismente a vitima esta e que esta preza, nesse caso eu sinceramente não procuraria a policia!!!”

Pedrin Perito

21 de novembro, 2019 | 09:10

“Fica o alerta né Dr.,é só fazer os calculos,certamente se ele for primário e ter um rol de atenuantes,vai responder no aberto.Um dica: se quer fazer videozin e gosta de ver depois,coloca na nuvem e não na memória do celular.Cuidado garotas,o risco desses videos vazar é muito grande na mão de terceiros,inclusive con amantes,namorados e até casados.”

Advogado

20 de novembro, 2019 | 17:50

“Muito bem, meus parabéns a PC, o suspeito deverá responder por estupro virtual na forma tentada, conforme tipificado no inciso art. 146 do CP, tendo a pena reduzida de 1 a 2/3, uma vez que não foram divulgada as imagens ou vídeos, não consumando assim o crime.”

Envie seu Comentário