20 de novembro, de 2019 | 11:22

A Máquina do Tempo ainda viaja

Espetáculo e oficinas chegam a Porteira Grande e Revés do Belém

A viagem do espetáculo A Máquina do Tempo continua no mês de novembro. Nesta quinta-feira (21), a trupe de artistas visita Porteira Grande, um distrito de Antônio Dias.

E encerrando a temporada de circulação do espetáculo em 2019, o Ciclo Cênico estará em Revés do Belém, distrito de Bom Jesus do Galho, no dia 5 de dezembro.

Gustavo Lyra/Divulgação/ACS CCAM
Em cena, Roberto Yokel, Bárbara Pavione, Didi Peres e Leo CoessensEm cena, Roberto Yokel, Bárbara Pavione, Didi Peres e Leo Coessens
A bordo do carroção cênico, junto com o elenco, seguem também os ministrantes das oficinas de dança urbana, jogos cênicos, maquiagem e uma contadora de histórias.

Em Porteira Grande as atividades serão na Escola Estadual Vicente Inácio Bispo. O espetáculo será apresentado às 10 da manhã, com entrada franca e aberto a toda comunidade.

Em Revés do Belém, a apresentação e oficinas serão na Rua dos Lírios, 60, em frente à Igreja Católica, e a contação de histórias será na Escola Estadual João Paulo II.

O projeto Ciclo Cênico Arte em Movimento leva atividades artísticas para cidades do interior, realizando um trabalho de expansão da cultura nestas localidades.

No segundo semestre de 2019 visitou Coroaci, Pingo D’Água, Santana do Paraiso (Ipabinha) e Peçanha. Por onde passa, alcança um importante público. Nas quatro localidades onde esteve até o momento, reuniu cerca de 1.500 pessoas no espetáculo.

As oficinas oferecidas pelo projeto receberam cerca de 350 crianças e adolescentes, e outras 450 durante a contação de histórias. A expectativa é atingir um público total de 3.500 pessoas nas seis cidades visitadas.

Divulgação/ACS CCAM
Nancy Nogueira conta histórias e diverte o público infantil e adultoNancy Nogueira conta histórias e diverte o público infantil e adulto
Por meio da literatura de cordel, com características da Comédia Dell’arte e tendo como palco um Carroção Medieval, o espetáculo A Máquina do Tempo apresenta noções de preservação do meio ambiente.

Com texto e direção de Claudinei de Souza, apresenta ao expectador, de forma lúdica, a utilização de produtos ecologicamente corretos e formas de como evitar incêndios florestais, que tanto nos atingiram nos últimos meses.

Além da apresentação do espetáculo, o projeto leva na bagagem oficinas de danças urbanas, jogos cênicos, maquiagem e contação de história, voltadas para A formação de plateia.

Silvio Magela Martins ministra a oficina de Danças Urbanas, Rômulo Amaral comanda a oficina de Maquiagem e Nancy Nogueira conta histórias. O elenco do espetáculo de A Máquina do Tempo conta com Bárbara Pavione, Didi Peres, Leo Coessens e Roberto Yokel, que também se revezam no comando da oficina de jogos cênicos.

Com entrada franca em todas as atividades, o Ciclo Cênico Arte em Movimento conta com apoio do Instituto Cenibra e das Secretarias de Educação e Departamentos de Cultura das prefeituras das cidades visitadas, Associação Pró-Cultura de Ipatinga (Aproc) e Grupo Boca de Cena. A realização é de Marilda Lyra e Ministério da Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário