EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

19 de novembro, de 2019 | 14:05

Ipaneminha recebe Festa do Rosário no domingo

O Congado do Ipaneminha é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado

Divulgação
A programação será realizada na Igreja Católica São Vicente de Paulo e no Clube Dançante Nossa Senhora do RosárioA programação será realizada na Igreja Católica São Vicente de Paulo e no Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, em parceria com a Associação dos Moradores da Comunidade do Ipaneminha, realiza no próximo domingo (24) a 76ª Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Tradicional no município, a festa contará com várias atrações culturais que resgatam o folclore regional em dois patrimônios tombados da cidade: a Igreja Católica São Vicente de Paulo e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário.
No início das atividades, às 8h, será servido um café comunitário. Às 10h ocorre o hasteamento de bandeiras, seguindo-se a dança da Trança de Fitas, apresentada pelo Congado do Ipaneminha. Às 12h será servido um almoço para toda a comunidade e visitantes. Às 15h será celebrada missa, precedendo a troca de coroas entre os festeiros.

O Congado do Ipaneminha é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado. Foi fundado por José Gonçalves e, segundo a tradição folclórica religiosa, em sua origem era formado exclusivamente por homens negros com objetivo de pagar promessas aos santos católicos.

Tanto o congado como sua sede, o atual museu, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1954 pelos próprios congadeiros, são tombados como patrimônio histórico e cultural do município desde 1996.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário