Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de novembro, de 2019 | 13:20

Há previsão de sequência da chuva em Ipatinga

Defesa Civil de Ipatinga anuncia ações para enfrentar o período chuvoso

A frente fria que atua em Minas Gerais deve deixar o tempo chuvoso em Ipatinga até essa quarta-feira (20), com temperatura mais amena e nebulosidade. A previsão é de que haja uma trégua na chuva na quinta-feira (21). Há possibilidade de chuva mais intensa no fim de semana, devido a chegada de uma nova massa de ar impelida a partir do sul do Brasil.
Arquivo DA


“Estamos esperando um fim de semana chuvoso para Ipatinga, mas na verdade os modelos de previsão climática estão prevendo muitas chuvas até o dia 8 de dezembro. As próximas duas semanas deverão ser bastante chuvosas, e com isso as temperaturas caem. Tivemos uma primeira quinzena de novembro muito quente. Já os próximos 15 dias serão com temperaturas amenas”, detalha a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) do município.

Até quinta-feira, o volume de chuva esperado deverá ficar entre 20 e 30 milímetros, e a temperatura não deve ultrapassar os 29°C. Já para as próximas duas semanas, a precipitação deverá ser alta, entre 120 e 150 milímetros. A previsão é de que este ano o período chuvoso seja bem mais intenso que os anos anteriores.

“Em 2014 e 2015 as precipitações foram muito abaixo do normal. Em 2017, já tivemos uma quantidade significativa de água. Mas para este período chuvoso, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o volume de chuva deverá ser maior que os anos anteriores. A orientação é que pessoas que moram em áreas de risco tomem cuidado, porque o solo vai estar bastante encharcado”, aconselha Ruibran dos Reis, do site Climatempo.
Modelo meteorológico mostra área de possível concentração de chuva ao longo dessa semana Modelo meteorológico mostra área de possível concentração de chuva ao longo dessa semana

Segurança

A Defesa Civil de Ipatinga, órgão ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã, realiza o monitoramento nos locais de risco, atenta a chamadas de emergência. O secretário da pasta, Ednilson Emerique Caldeira, orienta a população a contribuir com as ações de governo e os cuidados preventivos através de atitudes simples que representam bem-estar para toda a comunidade.

“Coloque o lixo na rua nos dias e horários corretos. O lixo descartado fora dos horários pode ser levado pela enxurrada, entupindo bueiros e bocas de lobo e favorecendo alagamentos. Quem está de carro ou de motocicleta, em caso de chuva forte deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais alagados”, recomenda.

A Defesa Civil ainda orienta que nas tréguas de estiagem os moradores façam a limpeza de telhados e calhas. Acúmulos de entulhos devem ser evitados, assim como o seu lançamento em esgotos, galerias, valas. Medidas adequadas devem ser providenciadas para árvores com risco de queda. Muros e paredes pouco confiáveis devem ser reforçados.

“Para os moradores de encostas ameaçadas, a orientação é para que deixem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes do domicílio. Caso sejam percebidos postes, árvores e muros se inclinando próximos de residências, há que se desocupar a área o mais rápido possível, buscando proteção em um lugar mais seguro. Outras recomendações são para evitar o plantio de pés de bananeiras nos barrancos, porque elas acumulam muita água, aumentando o risco de deslizamentos, e não realizar cortes nos barrancos”, adverte o secretário Ednilson Emerique.

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones da Polícia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193, e Defesa Civil, 199.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário