EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

17 de novembro, de 2019 | 12:00

5 truques para melhorar seu metabolismo e fazer seu corpo queimar calorias por você

Especialista em treinos do Freeletics dá dicas para acelerar o metabolismo e facilitar o emagrecimento, mesmo quando você não está se exercitando

Divulgação/Freeletics
São poucas as coisas que podem ser feitas para mudar o metabolismoSão poucas as coisas que podem ser feitas para mudar o metabolismo

Muitas pessoas tentam de tudo para emagrecer, mas relatam dificuldades por conta do metabolismo lento. Ou seja, não adianta apenas levar em consideração a quantidade de calorias ingeridas e queimadas, a ação do metabolismo diz como o organismo transforma essas calorias em energia.

“De forma simplificada, o metabolismo é o conjunto de processos relativos ao consumo e gasto de energia, e a sua taxa metabólica é a velocidade do seu metabolismo, ou a quantidade de calorias que você queima ao longo de um período específico”, explica Christian Soetebier, especialista em treinos do time de Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos com o uso de inteligência artificial.

São poucas as coisas que podem ser feitas para mudar o metabolismo, mas existem algumas maneiras eficazes de ajustá-lo, especialmente com o intuito de perder peso; veja as orientações especialista de Freeletics.

1. Treino de HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT), que envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, é comprovadamente eficiente para o emagrecimento, mas também tem bons efeitos para acelerar o metabolismo, pois provoca o efeito EPOC, uma sigla que, em inglês, significa "consumo excessivo de oxigênio pós-exercício" e trata do aumento da taxa de consumo de oxigênio após um treino HIIT.

Ou seja, por conta de sua natureza exaustiva, o HIIT força o corpo a utilizar uma ampla gama de processos metabólicos e energéticos. Mesmo após finalizar o treino, durante a respiração, para retomar o equilíbrio, o corpo continua queimando calorias.

É por isso que o Freeletics utiliza esta metodologia de treinos em seus planos hiper personalizados, mais curtos e práticos. O objetivo é garantir ainda mais resultados, queimando mais calorias e trazendo resultados a longo prazo.

2. Treino de força

Muitas pessoas que têm como objetivo apenas o emagrecimento, deixam de lado o treino de força. Mas a verdade é que este tipo de treino pode queimar muitas calorias e, ao longo do tempo, melhorar também a composição corporal - e um corpo com mais músculos tende a ter um metabolismo mais eficaz. Treinos de força regulares significam que os músculos envolvidos estão queimando mais calorias nos períodos de repouso, e essa quantidade aumenta com a frequência dos treinos.

3. Alimentação com mais proteínas

Por incrível que pareça, realmente existe uma forma de queimar mais calorias comendo mais: consumindo proteínas. Ao comer proteínas, o organismo é forçado a usar energia para obter os aminoácidos contidos nas proteínas. Isso é conhecido como "efeito térmico dos alimentos", e faz com que as proteínas tenham um impacto menor em termos de equilíbrio calórico em comparação com outros macronutrientes, como carboidratos.

Ao mesmo tempo, comer mais proteínas ajuda a criar mais músculos e a melhorar sua composição corporal, enquanto também reduz o apetite.

4. Beber bastante água e chás

Outra forma de acelerar o metabolismo é evitar calorias líquidas "vazias", como refrigerantes. Prefira o consumo de bebidas sem calorias, como água e chás!

Bebidas estimulantes como chá verde e café também são conhecidas por seus efeitos estimulantes para o metabolismo, pois reduzem o apetite. Entretanto, é preciso cuidado para não beber chá ou café muito tarde para não perder o sono - dormir pouco pode ser um fator negativo para o metabolismo.

5. Movimentar o corpo

Não são só os exercícios físicos tradicionais que queimam calorias. Os movimentos tradicionais do dia-a-dia - como limpar a casa ou descer as escadas - também ajudam no emagrecimento, aceleram o metabolismo e ainda podem ser feitos de forma constante durante a semana.

Um exemplo simples de inserir tais atividades na rotina é usar a escada ao invés do elevador ou andar um pouco mais para ir ao trabalho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário