12 de novembro, de 2019 | 18:09

Invasão ao 7 de Outubro é repelida por vigilância armada

Com treinamento especial, profissionais de segurança já atendem o município em 24 estabelecimentos públicos

Divulgação
Vigilância armada atua na proteção do patrimônio público, em IpatingaVigilância armada atua na proteção do patrimônio público, em Ipatinga

A atuação do serviço de vigilância armada, que atualmente protege prédios públicos em Ipatinga contra vandalismo e ocupações por estranhos, algo que vinha ocorrendo de forma recorrente, impediu que o patrimônio da Escola 7 de Outubro, no bairro Veneza, fosse prejudicado por uma invasão isolada, na noite de domingo (10).

A área pública agora em recuperação pelo governo municipal chegou a ser utilizada como moradia de andarilhos e ponto de uso de drogas e prostituição. Em nota divulgada nessa terça-feira, a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) informa que todos os profissionais que atuam no Programa de Vigilância Armada, implantado pela atual gestão, são treinados e preparados para agir frente a situações desta natureza.

O prefeito Nardyello Rocha enfatizou que não medirá esforços para garantir a segurança dos patrimônios públicos e, também, da população de Ipatinga, sendo os investimentos nesta área uma prioridade da gestão atual.

“Quando anunciamos que iríamos implantar a segurança armada nas escolas, principalmente em períodos noturnos, e em locais de vulnerabilidade social, fomos duramente criticados pela oposição. Na verdade eles não entendiam a necessidade de cuidar do patrimônio público e oferecer segurança aos nossos alunos, aos pais e a todos que trabalham nesses locais. Essa gestão não teve dúvida da assertividade de implantar a vigilância armada nas unidades escolares. E o episódio desse domingo só veio comprovar que fizemos o certo, já que mais um evento foi frustrado graças à presença desses profissionais”, reforçou o chefe do Executivo.

Nardyello acrescenta que outra preocupação por parte da administração municipal foi no momento da contratação destes profissionais. “Na hora da invasão na Escola de Educação Infantil 7 de Outubro, o vigilante cumpriu com todo o protocolo exigido e em seguida acionou a polícia para que ela fizesse o trabalho dela. Essa atitude mostra também a preparação dos vigilantes. Essa gestão teve a preocupação em atentar para a capacitação de cada um deles. Todos precisavam apresentar o Curso de Formação de Vigilantes e também o certificado emitido pela Polícia Federal”, concluiu.

Segurança
Desde o início do mês de junho, 24 unidades escolares municipais contam com a presença de vigilantes armados. Inicialmente a Secretaria de Educação priorizou a presença dos profissionais em escolas do Ensino Fundamental e espaços que atendem alunos em Tempo Integral. Também foram avaliados educandários localizados em áreas de vulnerabilidade social.

Dos mais de 20 locais onde foi implantada a prestação de serviço, seis contam com a presença do profissional 24h, em todos os dias da semana. É o caso das escolas municipais João Reis, Ary Malta, 7 de Outubro, além do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral Giancarlo Vella (Cepai), no bairro Forquilha, e do Centro Esportivo 7 de Outubro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidad?o de Bem

13 de novembro, 2019 | 02:58

“Não entendo o porque de Ipatinga ainda não possuir uma guarda municipal. Tantas cidades até menores já dotaram dessa força de segurança municipal que é tão util no combate preventivo, e na pratica, ostensiva. Criaram esses guarda de transito que nem tão util são e agora tão tercerizando um serviço que poderia ser de responsabilidade do execultivo e com o poder de Policia. O que daria mais autonomia e auxiliaria a PM. Criação da GCM já SR. Nardyelo Rocha!”

Alx

12 de novembro, 2019 | 18:33

“Parabéns pela bela atuação do Vigilante, sempre em atenção. Trabalho que nem sempre aparece mas esta la protegendo a vida e o património.”

Envie seu Comentário