12 de novembro, de 2019 | 09:00

Vale do Aço já atingiu quase 40 graus em novembro, mas agora a expectativa é de queda

Nesse período de clima quente e seco, é recomendável a prática de atividades físicas antes das 10h ou após às 17h

Wôlmer Ezequiel
A estação meteorológica do campus IFMG Ipatinga registrou 39,97 graus no dia 5 deste mêsA estação meteorológica do campus IFMG Ipatinga registrou 39,97 graus no dia 5 deste mês

Os moradores do Vale do Aço enfrentam desde o início de novembro uma onda de calor, marcada por ausência de chuva e baixa umidade do ar. A estação meteorológica do Campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, registrou que o dia mais quente na região, nos dez primeiros dias de novembro, foi na terça-feira (5), quando a temperatura atingiu 39,97 graus, às 13h10. Já a média dos picos de temperatura nesse mês foi de 36,85 graus.

Nesse período de clima quente e seco, é recomendável a prática de atividades físicas antes das 10h ou após às 17h. Outras orientações são usar roupas frescas, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinhas para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios, com a seca e poluição do ar agravada com a fumaça das queimadas.

Esperança
Conforme o climatologista Ruibran dos Reis, uma frente fria está chegando ao estado de Minas Gerais, o que poderá amenizar a temperatura nesses próximos dias. A esperança é que a chuva traga um alívio nos próximos dias. “Temos uma previsão de chuva moderada para a regiões Sul, Centro-Oeste e Zona da Mata, sendo que nessa terça-feira (12) já deve atingir boa parte dos municípios do Vale do Aço. Portanto, a previsão para essa semana é de chuva e uma ligeira queda de temperatura. E até o fim do mês teremos temperaturas amenas e pancadas de chuvas na região”, informou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Matheus Fellipe

13 de novembro, 2019 | 01:45

“Eu tenho estação meteorológica particular em Coronel Fabriciano e registrei 42,4°C no dia 05 de novembro e a última vez choveu aqui já tem dez dias!”

Renata das Dores Silva

13 de novembro, 2019 | 01:07

“Fora o calor , tem mais de uma semana que está em falta de água desse na madruga um pouco depois já era”

Envie seu Comentário