Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de novembro, de 2019 | 09:21

Ipatinga sedia encontro do Consec

Secult quer discutir os caminhos para o desenvolvimento da cultura mineira

Na próxima terça-feira (12), a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, e um grupo de profissionais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), incluindo a subsecretária Rute Assis, chegam a Ipatinga para uma série de atividades gratuitas e abertas ao público interessado na área cultural.

Divulgação/ACS CCU
Rute Assis e Eliane Parreiras vão se encontrar com agentes culturaisRute Assis e Eliane Parreiras vão se encontrar com agentes culturais
A programação é realizada com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Ipatinga. Um dos destaques será o “Fala Cultura”, programa de diálogo da Secult voltado para agentes, produtores e artistas, uma oportunidade de esclarecer as possibilidades de fomento e incentivo ao setor, e vai ocorrer no Centro Cultural Usiminas, das 17h às 19h30.

A programação conta ainda com visitas a grupos artísticos e espaços culturais da cidade e um encontro com empresários locais para esclarecer eventuais dúvidas sobre a utilização dos incentivos fiscais na Lei Estadual de Cultura.

Na quarta-feira (13), das 9 às 16h, o auditório do Hospital Municipal de Ipatinga vai sediar a 29ª Reunião do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), composto por 17 representantes do Poder Público e 17 representantes da sociedade civil organizada.

Divulgação/Secom/PMI/ACS CCU
Estação Memória será um dos espaços culturais que serão visitadosEstação Memória será um dos espaços culturais que serão visitados
O Consec é presidido pelo secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, que será representado pela subsecretária de Cultura, Rute Assis. A missão do conselho é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do Estado para a Cultura.

A subsecretária Rute Assis celebra a chegada a Ipatinga. “Ipatinga é vocacionada para o desenvolvimento econômico e para a cultura, reúne diversas indústrias que investem muito e historicamente em projetos culturais. A cena artística é referência no Estado”, destaca.

Rute reforça a importância de descentralizar as ações da Secult. “Temos procurado desconcentrar recursos e ampliar as iniciativas para as diversas regiões do Estado. Temos uma série de editais, alguns com foco no interior e nas culturas populares, para serem lançados”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira (12) – 13 às 16h
Visita dos Conselheiros à Academia Olguin; Centro Cultural Usiminas; Espaço Hibridus Ponto de Cultura; Estação Memória Zeza Souto; Estação Pouso de Água Limpa (com apresentação das Escolas Municipais de música e artes cênicas) e Parque Ipanema

Seminário Investimento Cultural
15h30 às 17h
Centro Cultural Usiminas
Informações: (31) 3824-3657

Fala Cultura
De 17 às 19h30
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Informações: (31) 3822-2215

Quarta-feira (13) – 9 às 16h
29ª Reunião Ordinária do Consec
Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário