EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

10 de novembro, de 2019 | 08:16

Atividade física na 3ª idade

LBV proporciona atividades físicas e envelhecimento saudável aos idosos

ACS LBV/Álida Santos
Pessoal da terceira idade faz exercícios na quadra da LBVPessoal da terceira idade faz exercícios na quadra da LBV
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) (*), a prática de exercícios físicos deve estar presente na rotina de qualquer pessoa, uma vez que os mesmos se refletem de forma positiva na qualidade de vida e no envelhecimento saudável.

Com o passar dos anos, o metabolismo do corpo humano entra em processo de declínio e isso ocasiona comorbidades como artrite, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, pulmonares e outros, bem como a perda da força e flexibilidade, afetando a postura e a mobilidade.

Daí a importância dos exercícios físicos na terceira idade, que, além de ajudarem na resistência física e na disposição para atividades do dia a dia, geram mais confiança e independência, influindo na autoestima do idoso e na sua saúde psicológica.

Na Legião da Boa Vontade (LBV), os idosos participam de atividades físicas que desenvolvem suas habilidades, estimulando a capacidade de raciocínio e a memorização. Por meio do programa Vida Plena, a instituição promove aos atendidos uma vida mais feliz e um envelhecimento saudável.

ACS LBV/Álida Santos
Algumas atividades são desenvolvidas no Parque IpanemaAlgumas atividades são desenvolvidas no Parque Ipanema
Envelhecimento saudável
Para estimular os atendidos a uma vida ativa, as atividades desenvolvidas na Legião da Boa Vontade são precedidas de alongamentos estáticos e dinâmicos, trabalhando os principais grupos musculares. Herceli Maria Silva Lara, de 72 anos, participa das atividades físicas do Vida Plena.

“Conheci a LBV há muitos anos, sempre via pela TV aquele povo fazendo ginástica e pensei: vou entrar nessa. Participo do programa há quatro meses e estou muito feliz. Eu tinha uma dor na perna e hoje não sinto mais nada. As meninas são ótimas, me tratam muito bem”, ressaltou.

Circuito funcional, jogos, brincadeiras, dança e dinâmicas são algumas das atividades realizadas com os idosos para que eles tenham independência funcional, evitem o sedentarismo e tenham uma qualidade de vida saudável.

“Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros, auxiliam no processo de envelhecimento saudável e na prevenção de doenças, melhoram a qualidade de vida. A participação dos idosos em atividades que geram socialização, convivência e fortalecimento de vínculos ajuda no bem-estar físico e mental”, explica a assistente social Cristina de Vasconcelos Leite.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Ipatinga fica na Rua João Patrício de Araújo, 225, bairro Veneza I. Para mais informações, ligue (31) 3822-8600. (* Com informações do site Unimed)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário