Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de novembro, de 2019 | 09:00

Fabriciano terá prazo máximo de 45 dias para assegurar mamografia

Para o cumprimento da norma, o município de Coronel Fabriciano deverá, por meio da Secretaria de Saúde, formar equipe de profissionais para a atenção básica

Divulgação
Projeto de Lei do vereador Leandro Xingó determina prazo para que município assegure o exameProjeto de Lei do vereador Leandro Xingó determina prazo para que município assegure o exame

A administração de Coronel Fabriciano agora terá o prazo máximo de 45 dias para a para realização de exames de mamografia e ultrassonografia da mama. É o que determina o Projeto de Lei nº 3.039/2019, de autoria do vereador Leandro Xingó, Xingozinho, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

A nova matéria, aprovada no contexto do “Outubro Rosa”, estabelece o tempo máximo de espera para realização de exames de mamografia e ultrassonografia de mama nas unidades da rede pública de saúde do município, variando de acordo com a faixa etária da mulher.

Em sua justificativa, o autor do projeto ressalta que “cerca de 19 mil vidas são ceifadas a cada ano em consequência do câncer de mama, doença que tem uma incidência cada vez maior”. Na maioria das vezes, os casos são detectados em um estágio avançado, tornando praticamente impossível a sua cura.

De acordo com estudos levantados pelo autor, as consequências da doença podem ser reduzidas radicalmente se o diagnóstico for realizado precocemente. Contudo, isto só é possível com o auxílio de um exame de mamografia, conforme determina a nova lei.

Para o cumprimento da norma, o município de Coronel Fabriciano deverá, por meio da Secretaria de Saúde, formar equipe de profissionais para a atenção básica, garantindo cobertura da estratégia saúde da família, com ações preventivas para chegar a tempo de detectar o câncer precoce.

“Não adianta ficar fazendo campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul se, efetivamente, não garantir num prazo razoável os exames que são fundamentais no diagnóstico precoce da doença e que auxilia na manutenção da saúde. O exame é um direito e não um favor”, concluiu Xingozinho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário