Trabalhadores aprovam proposta da Usiminas

Foram colhidos 1.651 votos, sendo 1.647 válidos (dois nulos e dois brancos)

Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA


Votação teve 1647 votos válidos e a maioria optou pela aprovação da proposta

Os funcionários da Usiminas aprovaram a proposta da empresa para a Campanha Salarial 2019/2020. A decisão foi tomada após assembleia realizada ao longo desta quinta-feira (7), nas portarias da Usiminas, do Centro e Bom Retiro. Foram 1.647 votos válidos, com 64% de aprovação, conforme informado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindipa).

Foram colhidos 1.651 votos, sendo 1.647 válidos (dois nulos e dois brancos). Desses, 1.057 disseram sim e 590 marcaram “rejeito” na cédula de votação. Para o sindicato, a proposta está longe das reivindicações dos trabalhadores, que anseiam por aumento com ganho real e não só a correção da inflação (o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC) ficou em 2,55%). Foi aprovado também um abono de R$ 1.650, que deve ser depositado no dia 13 de novembro, além da manutenção de direitos conquistados anteriormente. “Todos sabemos que o nosso custo de vida aumentou muito mais que isso. Seguimos firmes na luta por melhores condições de trabalho e aumento salarial”, destacou a entidade em seu site.

Na semana passada, o presidente do Sindipa, Geraldo Magela, explicou ao Diário do Aço que os trabalhadores, tanto da Usiminas quanto das terceirizadas, que têm data base em 1º de novembro, participaram e fizeram suas propostas de reinvindicação. A pauta previa INPC integral, mais 3,5% de ganho real e aproximadamente R$ 4 mil de abono, que o sindicato considerava importante para cobrir as perdas do INPC, alteração de 20 para 30 dias do retorno de férias, além de cesta básica e piso com salário mínimo de Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Sintec

No dia 6 de novembro, os empregados da Usina Intendente Câmara em Ipatinga, Unigal e Usiroll aprovaram a proposta apresentada pelas empresas para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato dos Técnicos (Sintec) 2019/2020. A assembleia ocorreu na noite do dia 4. Entre os benefícios que compõem o acordo estão recomposição de salários, abono – que será pago nesta sexta-feira (8), limitação de desligamentos sem justa causa e manutenção de cláusulas sociais aprovadas em acordos anteriores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO