Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de novembro, de 2019 | 08:50

Programação educativa gratuita

Instituto Usiminas vai oferecer palestra, visitas e oficina em novembro

O mês de novembro começa com várias atividades gratuitas da Ação Educativa do Instituto Usiminas, com atividades no Teatro Zélia Olguin e no Centro Cultural Usiminas.

A partir de terça (5) e até a sexta-feira (8), haverá palestra e oficina do projeto “Memória em Circulação”, do Galpão Cine Horto, além da “Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin” e o Conhecendo o Centro Cultural Usiminas.

ACS CCU
O teatro Zélia Olguin completa 25 anos de intensa vida culturalO teatro Zélia Olguin completa 25 anos de intensa vida cultural
A programação começa com a “Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin”, na terça-feira (5), às 8h, 9h30 e 14h. Com duração de 30 minutos, a visita inclui uma encenação que conta a origem e a história do teatro de maneira dinâmica e interativa.

Dois atores, juntamente com o público participante, têm a oportunidade de ver e explorar a estrutura do Teatro Zélia Olguin a partir de um texto lúdico, que compara o teatro a um navio.

Ainda na terça-feira haverá o “Conhecendo o Centro Cultural Usiminas”, às 8h e às 14h. A visita guiada pelo complexo do Centro Cultural Usiminas vai mostrar a importância do espaço para o Vale do Aço.

O público vai se divertir em um passeio lúdico, passando pelo teatro, galeria, biblioteca, foyer, jardins e sala de ensaio, além de poder conhecer os profissionais que estão envolvidos nos bastidores do espaço.

O objetivo é divulgar a importância da preservação e manutenção das atividades culturais realizadas no próprio espaço e em complexos culturais de todo o Brasil.

Trabalhando a Memória
Na noite de terça-feira (5), às 19h, o Centro Cultural Usiminas sediará a palestra "Trabalhando a memória", ministrada pela equipe do Galpão Cine Horto (BH). De quarta a sexta-feira (6 a 8), das 19 às 22h, o grupo de teatro conduz a oficina "Medidas de salvaguarda de coleções".

A proposta é trazer noções de conservação e organização de fotos, jornais, vídeos, material publicitário e administrativo, além de mostrar como pensar as questões arquivísticas, museológicas e biblioteconômicas do acervo. O agendamento para as atividades podem ser feitos pelo telefone (31) 3822-2215.

A palestra e oficina são uma versão modificada do projeto “Memória em Circulação”, do Galpão Cine Horto, realizado em parceria com grupos teatrais de cinco cidades do interior de Minas Gerais.

O objetivo foi conhecer acervos e debater sobre as circunstâncias da preservação da memória e as ações que essa atividade pode adotar para a sustentabilidade e patrimonialização do grupo e da arte frente aos órgãos estatais.

SERVIÇO
Terça-feira (5) - 8h, 9h30 e 14h
Visita Teatralizada
Teatro Zélia Olguin

Palestra "Trabalhando a memória"
Galpão Cine Horto (MG)
Centro Cultural Usiminas
19 às 21h

Quarta-feira (6) - 8 e 14h
Conhecendo o Centro Cultural Usiminas
Centro Cultural Usiminas

Quarta a sexta-feira (6 a 8) – 19 às 2h
Oficina "Medidas de salvaguarda de coleções"
Galpão Cine Horto (MG)
Centro Cultural Usiminas
Agendamento gratuito na Ação Educativa pelo telefone: (31) 3822-2215.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário