30 de outubro, de 2019 | 18:20
Danos com mancha de óleo se alastram na Bahia
Nessa quarta-feira contaminação atingiu Canavieiras, Belmonte e Santa Cruz Cabrália
Manchas óleo foram registradas nessa quarta-feira (30) nos municípios de Canavieiras, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, no Sul da baia.Já a Marinha informou que não foram encontrados indícios de óleo na área da reserva ambiental de Abrolhos.
Entretanto, testemunhas viram manchas de óleo na areia de várias praias localizadas a 160 km de Abrolhos.
Marinha informou que o navio Hidrográfico Balizador Tenente Boanerges realiza uma monitoração constante em função da importância ambiental e científica da região.
Abrolhos detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico Sul e representa um marco na conservação marinha do país, já que a região abriga o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil.
Situação de emergência
Foi publicado na edição de hoje (30) do Diário Oficial do Estado da Bahia o decreto de situação de emergência em mais 15 municípios baianos atingidos pela mancha de óleo que avança pelas praias e estuários do Nordeste. O documento foi assinado pelo governador em exercício, João Leão.
A lista inclui as cidades de Belmonte, Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Itaparica, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una, Uruçuca e Valença.
Outras seis cidades já tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo estadual no último dia 14: Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.
O decreto permite a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para aplicar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, a fim de garantir a reabilitação do cenário e reconstrução.
Já publicado
Governo pede esclarecimentos a 11 países sobre origem de óleo
Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras
Suspeitos de intoxicação com óleo são atendidos em hospital
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]