29 de outubro, de 2019 | 16:35

Campeonato Mineiro não terá quartas de final em 2020

Outra novidade para o próximo ano é a criação de mais dois torneios: Troféu Inconfidência e Recopa

Vinnicius Silva
Cruzeiro conquistou o título do Estadual em 2019 ao bater o Atlético nas finaisCruzeiro conquistou o título do Estadual em 2019 ao bater o Atlético nas finais

Em reunião do Conselho arbitral, realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) na tarde desta terça-feira (29), os clubes e federação definiram as regras para a próxima edição do Campeonato Mineiro. Entre as novidades está a extinção das quartas de final e a criação de mais duas disputas: o Troféu Inconfidência e a Recopa.

A edição 2020 terá 15 datas, uma a menos que o Estadual de 2019. A redução do número de jogos era pleiteada por América, Atlético e Cruzeiro; enquanto os clubes do interior preferiam a modelo anterior.

O Estadual vai começar no dia 22 de janeiro, uma quarta-feira, e contará com 12 clubes se enfrentando em turno único durante 11 rodadas. Os quatro melhores colocados na fase inicial seguem diretamente para a semifinal. Nesta etapa, o líder enfrenta o 4º colocado, enquanto o 2º e 3º lugares duelam por uma vaga na decisão, prevista para o fim de abril. O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta.

Outra decisão tomada é que no 22 de fevereiro, sábado de Carnaval, não haverá rodada do Campeonato Mineiro.

Novas disputas

O Conselho Arbitral ainda definiu a realização de mais dois torneios. Um deles é o Troféu Inconfidência, que envolverá 5º, 6º, 7º e 8º colocados da fase classificatória. O vencedor disputará a Recopa (outra novidade) contra o melhor colocado geral do interior.

Entre as novidades também está o acordo, feito entre as agremiações, de que um atleta não pode defender mais de um clube participante do Campeonato Mineiro.

Equipes

Vão disputar o Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020 América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra (campeão do Módulo II), Cruzeiro (atual bicampeão), Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário