Mais de 10 milhões de pessoas trabalham na agricultura familiar

Divulgação/Ministério da Agricultura


Foram pesquisados mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários de todo o país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados consolidados do Censo Agropecuário de 2017. Segundo o levantamento, 77% dos estabelecimentos agropecuários foram classificados como agricultura familiar. Foram pesquisados mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários de todo o país.

O primeiro Censo Agropecuário foi publicado em 2006. Em extensão de área, a agricultura familiar ocupava no período da pesquisa 80,9 milhões de hectares, o que representa 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.

Segundo o censo, a agricultura familiar também emprega mais de 10 milhões de pessoas, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária em 30 de setembro do ano passado. A agricultura familiar também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários.

Conforme o censo, 15,1 milhões de pessoas estavam ocupadas em estabelecimentos agropecuários em 2017, redução de de 1,4 milhão em comparação ao levantamento de 2006. Na agricultura familiar, a população ocupada caiu 2,166 milhões.

Ainda segundo o censo, nos demais estabelecimentos, a oferta de trabalho cresceu e a população ocupada subiu mais 702,9 mil no período analisado (2006 a 2017).

De 2006 para 2017, cresceu em 143% a contratação de mão de obra para os estabelecimentos agropecuários com intermediação de terceiros (empreiteiros, cooperativas e empresas), passando de 251.652 para 611.624 no período. É por meio das cooperativas que são compradas empilhadeiras e tratores que são usados pelos pequenos agricultores.

Em 2017, um total de 502.379 estabelecimentos informaram que usavam algum tipo de irrigação, um aumento de mais de 50%. O total da área irrigada cresceu 47,6% e somou 6,69 milhões de hectares. Com esse aumento, a indústria brasileira produziu mais mini trator e outros equipamentos usados no plantio e colheita.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO