28 de outubro, de 2019 | 09:02

Cultura em Pingo D´Água

Município vai receber espaço multicultural que inclui sala de cinema

O município de Pingo D´Água será contemplado com uma sala multicultural do Contém Cultura. A quarta unidade do projeto será instalada na região central da cidade, constituindo um espaço dedicado a exibições de filmes e outras ações culturais que proporcionem à comunidade acesso a diversos campos de conhecimento.

ACS CC
Contém Cultura conecta os moradores por meio da arte e da culturaContém Cultura conecta os moradores por meio da arte e da cultura
O Contém Cultura Pingo D’Água adotará os mesmos moldes dos instalados nas cidades de Periquito e Ipaba, onde o espaço já é administrado pelo poder público, e Bugre, onde permanece sob a gestão do projeto até completar dez meses de sua implantação, conforme estabelecido na concepção do projeto.

O Contém Cultura muda a rotina das cidades onde se instala, tanto pela ampla programação cinematográfica focada na difusão de filmes nacionais quanto pelas ações culturais ali realizadas, principalmente pelas escolas da rede pública de ensino.

O Contém se destaca ainda por ser um ponto de encontro de grupos dedicados a projetos sociais e de saúde, como o Cras, grupos de terceira idade e Nasf, entre outros.

“As salas do Contém garantem que a comunidade tenha acesso gratuito a programações culturais e promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais, traduzindo-se em um espaço democrático e para todos”, afirma a proponente do projeto, Luciana Profiro.

ACS CC
As crianças saem do cinema comentando as histórias que viram e ouviramAs crianças saem do cinema comentando as histórias que viram e ouviram
Na essência, os espaços Contém Cultura tem uma característica afinada com as praças onde são instalados, conecta os moradores da cidade e de outros lugares, pessoas dos mais diferentes perfis, uma aproximação que se dá por meio da arte e da cultura.

Silvana Souza Rezende, professora da rede municipal na cidade de Bugre, observa que a ocupação de movimentos culturais em espaços públicos ajuda a evitar sua degradação. “Se não há uma atração que anime essas regiões, elas serão vistas como desinteressantes e inapropriadas para serem frequentadas”, diz a educadora.

Para Magda Albano, agente cultural capacitada pelo projeto, o Contém Cultura tornou a praça um lugar de especial importância.

“A sala promove encontros motivados pelos filmes e rendem boas prosas entre o público, assunto que se multiplica além da sala. A criança sai do cinema comentando as histórias que viu e leva essas histórias para serem contadas em casa. Os alunos das escolas que nos visitam estendem estes assuntos para as salas de aula, e isso é muito positivo”, conclui Magda.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão

28 de outubro, 2019 | 12:12

“Quero ver Eldim Fragoso como prefeito desta cidade de novo!!! Foi o melhor que passou por aqui, pena que não quis mexer com política mais!!!”

Envie seu Comentário