Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de outubro, de 2019 | 18:00

Coronel Fabriciano inicia grupos de controle do tabagismo nas unidades

O Programa de Controle do Tabagismo em Coronel Fabriciano realiza a adaptação baseada na legislação nacional dentro do perfil do município

Divulgação PMCF
Ao todo serão 15 grupos com atividades de promoção à saúde nas UBS?s do municípioAo todo serão 15 grupos com atividades de promoção à saúde nas UBS?s do município

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano retomou, nesta semana, os grupos de controle de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde. A UBS Santa Terezinha II foi a primeira a iniciar o trabalho de acompanhamento, porém, as demais unidades abrirão novos grupos no decorrer do mês de novembro, destacou a secretaria. Ao todo serão 15 grupos com atividades de promoção à saúde, com duração de seis meses.

O Programa de Controle do Tabagismo em Coronel Fabriciano realiza a adaptação baseada na legislação nacional dentro do perfil do município. O Executivo conta com uma equipe multiprofissional que visa à realização de ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde. Além disso, os grupos são baseados em terapia cognitiva comportamental, com objetivo de modificar os pensamentos e os sistemas de significados dos pacientes (crenças centrais), buscando uma alteração emocional e comportamental consolidada e permanente.

O profissional divide seus conhecimentos e ensina o paciente a utilizar as técnicas que influenciarão na interrupção do tabagismo e melhora da qualidade de vida dos participantes.

Para participar é preciso passar por uma avaliação médica na unidade de saúde de referência, informa a secretaria.

Estando apto, o usuário participará das sessões em grupo com a equipe multiprofissional. A medicação será oferecida gratuitamente nas farmácias das unidades para os participantes do programa. Têm prioridade: diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e respiratórias. Caso os grupos já estejam completos, ou seja, com 15 participantes, haverá listas de espera para os próximos a serem iniciados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário