Nadadora da Usipa participa de projeto da UFMG

O projeto desenvolvido na UFMG selecionou atletas PcD (Pessoa com Deficiência) com experiências em competições e que são atletas de alto rendimento

Yngrid Bragança


Objetivo é formar atletas PcD de nível olímpico para agregar às equipes de competição do Brasil

A nadadora da equipe Sicoob Vale do Aço/Usipa, Fernanda Santos, foi selecionada para integrar a equipe do Projeto de Desenvolvimento de Novos Talentos Esportivos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo da ação é formar atletas de nível olímpico para agregar às equipes de competição do Brasil.

O projeto desenvolvido na UFMG selecionou atletas PcD (Pessoa com Deficiência) com experiências em competições e que são atletas de alto rendimento. Os melhores atletas de Minas Gerais, dos esportes natação, atletismo, halterofilismo e outros foram selecionados para realizar testes no Centro de Treinamento Especializado da UFMG (CTE-UFMG). Dentre eles está a nadadora usipense Fernanda Santos, que passou nas avaliações e agora fará parte da equipe.

A ação consiste em dar apoio e suporte aos atletas PcD, com o intuito de formar atletas paraolímpicos para as seleções mineira e brasileira. A metodologia do projeto fundamenta-se em trabalhar a evolução dos atletas. Eles continuarão treinando em seus clubes, porém, regularmente, farão treinos e avaliações físicas no CTE da UFMG, sempre visando o progresso dos esportistas.

Sobre os treinos
Nesta sexta-feira (25), Fernanda irá participar da primeira bateria de avaliações do projeto. A nadadora irá realizar exames e testes que certificarão o nível de deficiência e servirão de parâmetros da evolução dela.

“Com os resultados das avaliações, poderemos especificar mais o treinamento dela e procurar corrigir algum erro encontrado pelos testes. Serão feitos testes de capacidade aeróbia, força, composição corporal, velocidade, flexibilidade, biomecânica, entre outros”, explica o técnico Alexandre Watanabe.

Atualmente, Fernanda mantém uma rotina de treinos de duas a quatro horas por dia, de segunda a sexta. Ela é uma atleta de alto rendimento da Usipa e integra a equipe de competição do clube. A última conquista da atleta foi no Torneio Rio Doce de Natação, quando garantiu a medalha de ouro.

“Com a participação neste projeto, terei a oportunidade de ser apoiada pela equipe técnica da UFMG que irá auxiliar na minha evolução. Tendo a assistência deles, associada aos treinos diários do técnico Alexandre Watanabe, o meu desenvolvimento será ainda maior”, conta a nadadora de 17 anos, Fernanda Santos.

Em janeiro, a nadadora irá disputar a 1ª competição regional, já com o apoio técnico da UFMG. Segundo o técnico Alexandre Watanabe, ela tem grandes chances de ficar entre os melhores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO