Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de outubro, de 2019 | 12:00

Acusado de matar adolescente no Amaro Lanari é absolvido

Em outubro do ano passado, este julgamento foi anulado

Arquivo DA
Vitória Araújo foi assassinada em julho de 2016Vitória Araújo foi assassinada em julho de 2016

Levado a julgamento essa semana, no Fórum Orlando Milanês, na comarca de Coronel Fabriciano, Hiago de Paula Oliveira, de 21 anos, foi absolvido da acusação de ter participado da morte de Vitória Araújo de Faria Moreira, 17 anos, brutalmente assassinada a tiros em 2 de julho de 2016, nas imediações do bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano.

Hiago foi condenado no primeiro julgamento realizado em outubro de 2018 e estava recolhido ao presídio de Coronel Fabriciano, para cumprir a pena de 13 anos e 4 meses de prisão, à qual foi sentenciado. Porém, em outubro do ano passado, este julgamento foi anulado.

A defesa, formada pelos advogados Thiago Xavier e Dayse Amaral Ferreira, recorreu do resultado, levou o réu a novo julgamento e conseguiu a absolvição de Hiago no Júri encerrado na noite desta segunda-feira (21).

O corpo de Vitória foi encontrado com sinais de violência sexual em uma estrada do Amaro Lanari, no dia 2 de julho de 2016. Junto ao corpo da vítima, foram recolhidos cartuchos calibre .36 deflagrados, porção de maconha e adesivos de LSD. A perícia da Polícia Civil confirmou três perfurações de tiros junto à orelha direita da jovem. Natural de Caratinga, ela tinha abandonado a família e veio para o Vale do Aço, onde teve um breve relacionamento amoroso com Hiago. As investigações apontaram que o ex-namorado, na companhia de outras pessoas, teria arquitetado e executado a morte da jovem, pelo motivo de vingança, uma vez que ela estaria se relacionando com outra pessoa.

Novo júri

O jovem foi sentenciado como um dos envolvidos no assassinato, mas a defesa alegou que o Júri teria decidido “de forma contrária à prova dos autos” e, sob esse argumento, houve o cancelamento do julgamento. O relator do recurso, desembargador Doorgal Andrada, apontou contradição entre as respostas do segundo quesito, que não reconhece a autoria delitiva, e o terceiro, quesito genérico, que condena o réu. “Cumpre salientar que o Conselho de Sentença, embora não tenha reconhecido a autoria do delito de homicídio qualificado, decidiu pela condenação do réu, o que caracteriza evidente contradição”, declarou.

Com esse entendimento, novo júri foi agendado e, nesta segunda-feira (21), o Corpo de Jurados acatou a tese de negativa de autoria. Com a absolvição, foi expedido o alvará de soltura para Hiago de Paula Oliveira. Ele ficou preso por 2 anos, 10 meses e 28 dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anominato Oficial

19 de dezembro, 2022 | 14:10

“Ele foi absorvido . Mas também já teve a vida ceifada. Eu sempre tive minhas dúvidas sobre está autoria do crime seria ele mesmo.com a gente ele sempre foi muita respeitador. E ainda falava respeita que e minha parente. Mas era um menino da cabeça quente. Bom só cabe a Deus julgar neh. Só fica claro que os jovens tem tido suas vidas ceifadas. Um moça linda e jovem. Tinha a vida toda pela frente .”

H

25 de outubro, 2019 | 22:11

“Estranho em forim de Fabriciano inocenta tudo q qualquer ladrão homicida traficante”

Rose Leall

24 de outubro, 2019 | 11:28

“Vitória não merecia isso foi brutal FEMINICIDIO , falam mal dela , ela não tinha juízo, mas TB NAO TINHA IDADE PARA TUDO ISSO.... JUSTIÇA ELA NAO PEDIU PARA SER ASSASSINADA ASSIM?”

Antonio

24 de outubro, 2019 | 07:59

“Mais uma vítima do feminicídio em que o algoz homicida é absolvido.”

Bolsonaro

24 de outubro, 2019 | 00:44

“Ê BRASILZINHO TEM JEITO NÃO.”

Envie seu Comentário