Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de outubro, de 2019 | 10:51

O Quebra-Nozes volta ao palco

Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe espetáculo de dança

A fantasia e a magia voltam ao palco do teatro do Centro Cultural Usiminas nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), em mais uma apresentação do balé clássico de repertório O Quebra-Nozes.

Com música do compositor russo Tchaikovsky, coreografia iniciada por Marius Petipa e concluída por L.I. Ivanov, uma história do escritor Alexandre Dumas, baseada num dos “Contos de Hoffmann”, o espetáculo encanta gerações desde a primeira apresentação na Rússia, em 1892.

Rodrigo Zeferino/Divulgação ACS CRDVA
Maria Eduarda e Christyan Pimentel protagonizam a montagemMaria Eduarda e Christyan Pimentel protagonizam a montagem
Sob a direção de Salette Olguin, oelenco tem 190 integrantes e é formado por alunas do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço e da Academia Olguin/Cariru, com participação especial de convidados.

A adaptação coreográfica é da também bailarina Larissa Olguin. Cenários e projeções são de Érico Araújo e Danilo Almeida, máscaras de Jamil Boalli, figurinos de Katia Faico e Jaine Campos e iluminação de Otaviano Mendes.

Sophia Passos, Noelle Dias, Maick Rodrigues, Claudinei de Souza, Adauane Santana, Claudilayne Pereira, Fernanda Diel, Pedro Biondini, Leonardo Leite, Camila Melo, Jonadabe Ferreira e outros estão no elenco.

Interpretando a Fada Açucarada estará Maria Eduarda Caetano, aluna de Salette Olguin desde os três anos e que vem se destacando em clássicos como Paquita, Dom Quixote, O Lago dos Cisnes e outros.

O convidado especial será o bailarino fluminense Cristhyan Pimentel, natural de Teresópolis (RJ), que estudou na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e Royal Academy of Dance.

Trabalhou na Cia. Jovem do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Cia. SESC de Dança de Belo Horizonte. Professor de balé há oito anos, trabalha como bailarino e coreógrafo independente e leciona aulas de balé em Belo Horizonte.

Rodrigo Zeferino/Divulgação ACS CRDVA
Dezenas de alunas subirão em um grande palco pela primeira vezDezenas de alunas subirão em um grande palco pela primeira vez
O Quebra Nozes é um clássico da categoria balé de repertório, criada pelo coreógrafo francês Jean George Noverre, cuja característica é contar uma história por meio da dança. Cenários e figurinos grandiosos, atos, música, corpo de baile, solistas e histórias mesclam o mundo real com o universo da fantasia, e encantam o mundo há gerações.

Mais da metade das integrantes do elenco desta montagem vão pisar em um palco pela primeira vez. As alunas do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço ingressaram no mundo do balé este ano e participam ativamente de aulas ministradas por Larissa e Salette Olguin.

O projeto atendeu cerca de 120 alunas da rede pública de ensino da região do Vale do Aço. E o resultado de oito meses de aulas o público confere nas apresentações desta sexta-feira e sábado, sempre às 20h.

SERVIÇO:
O Quebra-Nozes
Sexta-feira (25) e sábado (26) – 20h
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário