Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de outubro, de 2019 | 16:00

Projeto fabricianense desenvolve receitas com produtos da agricultura familiar

A estreia do projeto foi no Gastronomia com Rock, realizado em setembro passado

Divulgação PMCF
Projeto Gastronomia Social valoriza a produção local associada ao turismoProjeto Gastronomia Social valoriza a produção local associada ao turismo

A Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano, com apoio da Secretaria de Governança Educacional, desenvolve o projeto Gastronomia Social. A iniciativa visa valorizar a produção local associada ao turismo, estimular novas experiências gastronômicas e gerar alternativas sustentáveis de emprego e renda na cidade.

A estreia do projeto foi no Gastronomia com Rock, realizado em setembro passado. A última capacitação do grupo ocorreu na zona rural, nesse domingo (20). O trabalho envolve produtores, a maioria mulheres, das Associações dos Produtores Independentes do Cocais (Apprico) e dos Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm). No próximo dia 2 de novembro, o grupo do Gastronomia Social expõe novas receitas na 1ª Feirinha da Serra dos Cocais, na Praça dos Tropeiros, das 16h às 18h.

Uma das idealizadoras da iniciativa, a gerente de Turismo Betinna Tassis, explica os pilares e objetivos do Gastronomia Social. “A Gastronomia sempre esteve associada ao Turismo. E o objetivo do projeto é gerar renda a partir de produtos inovadores, criativos, com qualidade e ‘gourmet’ usando insumos básicos da agricultura familiar local. Logo, colaboração, equidade, integração e transformação humana são ingredientes do Gastronomia Social”, conclui.

Receitas

A nutricionista e gastrônoma Renata Leite, gerente da Alimentação Escolar, considera relevante o desenvolvimento da iniciativa que parte dos princípios que norteiam a nutrição e a gastronomia. “Quando desenvolvemos produtos com alimentos que sejam abundantes em nossa região e alimentos que sejam aproveitados integralmente conseguimos contribuir para o desenvolvimento sustentável”, comenta. As receitas são todas produzidas com alimentos locais, como mel, banana, jabuticaba e mandioca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário