22 de outubro, de 2019 | 12:36

Vandinho Lima afirma que momento é de mudança na política

Vereador de Açucena diz que tentará novamente a presidência da Câmara e critica subserviência de colegas em relação ao Executivo

Wôlmer Ezequiel/Arquivo
Vereador Vandinho Lima está em seu segundo mandato em AçucenaVereador Vandinho Lima está em seu segundo mandato em Açucena

No mês de dezembro, os vereadores de Açucena irão escolher uma nova Mesa Diretora. Elivander Carlos Silva Lima, o Vandinho Lima (MDB), adianta seu nome como candidato ao posto de presidente e avalia o cenário político no município. Para ele, “a população precisa de mudanças e anseia por um cenário em que os parlamentares trabalhem para a cidade, sem vaidade ou interesse próprio”, pontua.

Ele afirma ainda que, no período em que foi presidente da Câmara Municipal de Açucena, procurou moralizar ao máximo o Legislativo. “Tínhamos vereadores faltando sem justificativa e começamos a puni-los, cortando salários para criarem mais comprometimento com o mandato e com a cidade. O trabalhador quando falta ao serviço tem seus vencimentos cortados. Eu sou o vereador com o maior número de projetos de lei apresentados, desde 2013 até hoje. Estou em meu segundo mandato. Por exemplo, apresentamos um que beneficia pessoas doentes, como no caso de câncer e tuberculose. Elas e os cuidadores dessas não pagam impostos na cidade. Quando a pessoa está nessas condições, está frágil e gasta muito. Esse é um projeto entre tantos”, recorda.
 
Mudança

Para o vereador, a política precisa de mudança e renovação. De acordo com ele, em suas falas na tribuna da Casa, e no dia a dia com a população, tem dito que a política só vai mudar quando o político entender que quem paga seu salário é a população. “A maioria dos políticos promete mundos e fundos e muito por isso a população está enojada. Quando ganha a eleição, vende seu mandato ao Executivo em troca de benefícios pessoais. Vemos isso ocorrendo na nossa cidade e na região. Temos vereadores com parentes empregados na prefeitura e eles impedem que se tome uma postura mais firme em defesa da população, até mesmo para exercer seu papel, que é legislar e fiscalizar”, destaca.
Como exemplo, Vandinho menciona o fato de que qualquer tipo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que venha a surgir contra um prefeito precisa de uma quantidade mínima de votos que, no caso de Açucena, são três. Entretanto, de acordo com o vereador, no município ainda não foi à frente, em momento algum. “Isso porque os vereadores entram na política por aventura, sem saber a sua função. A política tem que ter uma reviravolta e isso começa na hora do voto. Temos visto que os políticos estão fazendo de seus mandatos uma extensão da sua casa. Essas ‘rachadinhas’ de salários e abusos em relação às diárias. Entendo que a partir do momento em que você vai viajar a serviço do mandato, para benefício da população, não tem problema. Mas o que temos visto são pessoas pegando o valor e ficando na cidade. Creio que a política chegou num momento em que as pessoas interessadas em fazer o bem irão prevalecer. Esperamos que em 2020 ocorra uma renovação, para o bem da população”, vislumbra.
 
Mesa

Sobre a eleição para a Mesa Diretora, marcada para 20 de dezembro, Vandinho adianta que colocou seu nome à disposição para ser candidato, e que uma discussão tem ocorrido a respeito do pleito. Ele acrescenta que bons nomes estão apresentados para a disputa, mas o foco, além da eleição para a presidência do Legislativo, é também a eleição municipal, visando à renovação e bons nomes para vereadores.

“Queremos fazer uma chapa forte, que dará sustentação para o prefeito, mas com responsabilidade, não entregando seu mandato. Estamos na articulação. Temos a dona Fisica (Maria Bernardina Rodrigues), Hermano de Fátima Lott de Andrade (atual presidente) e o Raimundo Giovani Maciel, o Neném do Lopes. São bons nomes para essa disputa, estamos discutindo com eles e o que for melhor para o povo e para a Câmara é o que vamos fazer no dia 20 de dezembro. Entrego meu mandato no dia 31 de dezembro de 2020, com a consciência tranquila de que exerci o meu papel de legislar, fiscalizar em prol da população”, conclui o vereador. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário