22 de outubro, de 2019 | 14:47

Sustentabilidade inspira Presépio Coletivo

Artistas e comunidade vão reutilizar caixas de leite na construção de estrutura

Para celebrar o Natal e conscientizar a comunidade sobre o descarte e reaproveitamento de materiais recicláveis, a Usiminas e o Instituto Usiminas promovem a segunda edição do Presépio Coletivo.

Com curadoria do artista plástico Leo Piló, reconhecido pelo trabalho artístico reaproveitando materiais, o presépio em tamanho natural será confeccionado integralmente com embalagens cartonadas longa vida, as populares caixas de leite e suco.

Divulgação/ACS CCU
Mais de 11 mil pessoas visitaram o presépio em 2018Mais de 11 mil pessoas visitaram o presépio em 2018
E a comunidade é convidada a participar, desde a coleta do material até a confecção de parte do presépio, cuja construção vai demandar cerca de cinco mil caixas. A doação da matéria-prima pode ser feita no Centro Cultural Usiminas, de terça-feira a sábado, das 10 às 21h.

No dia 30 de novembro, a comunidade poderá colocar a mão na massa no “Arte em Família” da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que vai promover um encontro para produção dos adereços que vão complementar o cenário do presépio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3822-2215.

O processo de produção começou com a abertura do ateliê colaborativo no Centro Cultural Usiminas, quando também foram realizadas as primeiras oficinas ministradas por Piló aos artistas da região participantes, que juntos desenvolveram os protótipos das roupas, adereços e a cenografia.

Assim como no ano passado, a ação prevê a participação de artistas locais na confecção das peças-chave do Presépio. O Presépio Coletivo será inaugurado no dia 17 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Usiminas, em evento gratuito com a cantata de Natal da Orquestra de Câmara do Vale do Aço e Coral da Fundação São Francisco Xavier.

Em 2018, cerca de 11 mil pessoas visitaram a primeira edição do Presépio Coletivo, que foi feito todo em papel, com participação de artistas e comunidade.

Sustentabilidade
O coordenador de projetos do Instituto Usiminas, Pedro Melo, diz que a ação é uma importante forma de celebrar o Natal envolvendo a comunidade, unindo arte e sustentabilidade.

“Para o Instituto Usiminas, promover nova edição do Presépio Coletivo é motivo de alegria. Convidamos todos a se envolverem fazendo as doações das caixas e participando da confecção de adereços”, sugere.

O artista plástico Leo Piló ressalta a importância de usar as caixinhas como matéria-prima do presépio neste ano. Ele lembra que caixas de leite longa vida não se enquadram em nenhum grupo da coleta seletiva, por terem três materiais distintos: plástico polietileno, alumínio e papel-cartão.

“Com o Presépio Colaborativo podemos desenvolver a consciência ecológica e descobrir novas maneiras de lidar com os resíduos, em uma época de celebração e união entre família e comunidade”, ressalta Leo Piló.

Divulgação/ACS CCU
A montagem anterior utilizou papel na confecção do presépioA montagem anterior utilizou papel na confecção do presépio
Tradição
A tradição do presépio surgiu em 1223, com São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio. No lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando relembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas na ocasião do nascimento do Menino Jesus, teve a ideia de pegar argila e montar bonequinhos de barro.

Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela, e arrumou tudo em volta do bebê. A iniciativa agradou os moradores da região e rapidamente a ideia espalhou-se por outras partes da Europa e mais tarde pelo mundo, inclusive o Brasil.

O Instituto Usiminas
Criado em 1993, o Instituto Usiminas investe em desenvolvimento e inclusão social, uma política implantada desde o início das operações da Usiminas, em 1962.

O Instituto desenvolve e estimula iniciativas culturais e esportivas nas regiões onde a Usiminas atua. Ao longo dos anos, se consolidou como uma ferramenta efetiva de transformação social, promovendo ações de impactos positivos para comunidades e colaboradores da empresa.

A instituição conduz a gestão dos investimentos sociais privados da Usiminas, por meio de mecanismos de benefício fiscal e é responsável pela gestão de dois importantes espaços culturais do Vale do Aço: o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin.

Mantém ainda uma área de Ação Educativa, que promove a aproximação de famílias, estudantes e professores de todo o Leste Mineiro a diversas linguagens artísticas e educativas que fazem diferença na vida das comunidades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário