22 de outubro, de 2019 | 12:00

Moradores de Timóteo querem o fim do pó preto

Dirigente comunitário afirma que aguarda respostas do Estado há seis anos

Enviada por leitor
A empresa Aperam foi apontada por moradores como principal responsável pela emissão de poluentes A empresa Aperam foi apontada por moradores como principal responsável pela emissão de poluentes

A preocupação em relação à qualidade do ar está em destaque no município de Timóteo. O presidente da Associação dos Moradores do bairro Vila dos Técnicos e conselheiro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), José Maria de Araújo, enviou uma reclamação ao Diário do Aço, indicando a necessidade de que alguma medida seja tomada para reduzir a poluição industrial na cidade. Ele aponta a Aperam South America como uma das principais responsáveis por esse problema e que moradores próximos à empresa são prejudicados.

Conforme o presidente da associação, no dia 14 desse mês completaram-se seis anos da entrega de um abaixo-assinado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de Timóteo, com 800 assinaturas, reivindicando ações contra a poluição provocada pela empresa. “Após todo esse tempo, infelizmente, não tivemos resposta. E a população não entende o porquê que o mesmo órgão não vem dando o mesmo tratamento ao caso como na cidade de Ipatinga. A presença de poluentes visíveis a olho nu também preocupa a população em Timóteo. Todo dia tem pó preto, vermelho e branco, que pairam pela cidade e sujam casas e estabelecimentos comerciais. E conforme especialistas, essa poeira é prejudicial à saúde”, destacou.

Redução de resíduos
José Maria também ressalta que as atividades da siderúrgica, o clima seco e a frota de carros são apontados como os principais fatores que contribuem para o agravamento do problema da poluição. “A atuação da Aperam, produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos e aços planos ao carbono é o centro desse impasse. É necessário exigir, de fato, a aplicação em suas operações, tecnologias que obtém resultados significativos e consequência direta a redução/eliminação dos resíduos”, citou.

Danos ambientais
O presidente da associação dos moradores ainda afirma que a Lei 6.938/81, que trata sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, não é aplicada corretamente. “Essa lei estipula e define, por exemplo, que o poluidor é obrigado a ser indenizado por danos ambientais, independente da culpa, e que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, como a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados”, detalhou.

Monitoramento do ar
José Maria também critica que o sistema de monitoramento do ar no município não atende os interesses da população. “São colocados em apenas locais da conveniência da empresa, e não da população. Bairros do entorno não são atendidos e são os mais prejudicados com está emissão excessiva de poluentes”.

Aperam
Procurada pelo Diário do Aço, a Aperam informou, por meio de nota, que tem como valor principal a sustentabilidade de suas operações e, em razão disso, o respeito ao meio ambiente e o cumprimento da legislação são objetivos inegociáveis. “Por isso, esclarecemos que, no ano de 2016, a empresa não recebeu nenhum ofício do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) ou de qualquer outro órgão ambiental, não estando, portanto, pendente qualquer resposta da empresa a este órgão”, informou.

A nota também afirma que a redução e eliminação das emissões é uma questão extremamente relevante para a Aperam. “Por isso, a empresa faz investimentos contínuos no desenvolvimento e na implantação de soluções que visam eliminar as emissões de materiais particulados. Somente entre 2017 e 2018, as emissões de particulados da usina de Timóteo caíram de 304 toneladas para 164 toneladas. A redução se deve a um melhor acompanhamento dos sistemas de desempoeiramento”.

Até o fechamento desta edição, o MPMG não havia respondido os questionamentos enviados pelo Diário do Aço.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jhonathan

26 de maio, 2021 | 19:01

“Eu já perdi vários inquilinos por causa desta poeira, infelizmente nada é feito é nem será feito, pelos milhões q é pago de imposto para o estado,município,etc... é feito uma vista grossa para empresa continuar com sua contribuição altíssima, da desgosto da casa por causa da poeira q caí diariamente ,nem moro mais em Timóteo por esse motivo, tive o abandonar o bairro assim q meu filho nasceu ,pois em meu filho foi constatado bronquite alérgica , e essa maldita poeira sempre o fazia passar mal,
Mudei pra Fabriciano e graças a Deus hj não preciso gastar dinheiro com antibióticos ,vitaminas, etc... pra ele mais por esse motivo.
Sou proprietário de um imóvel no Vila dos técnicos e da desgosto de ter comprado naquele local .”

José Maria

27 de setembro, 2020 | 16:08

“INFELIZMENTE TIMÓTEO, PARECE UMA CIDADE FORA DO BRASIL. ISTO PORQUE, EMPRESAS POLIDORAS EM OUTRAS CIDADES, SÃO SUBMETIDAS AO RIGOR DA LEI. MULTAS PESADAS SÃO APLICADAS ATÉ REGULARIZAÇÃO. PELO MESMO ÓRGÃO QUE DIZ QUE EMPRESA APERAM SOUTH AMERICA ESTA DENTRO DOS LIMITES DA LEI. E EMPRESA CONFIRMA DEBOCHANDO, FALANDO EM OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS. QUE PAÍS É ESSE?”

Costa Gravessan

23 de outubro, 2019 | 07:18

“Fico impressionado com determinados comentários. Ninguém em sã consciência defende o fechamento de empresas âncoras como Usiminas e Aperam. O que se defende é que elas operem dentro das normas e não polua acima dos limites. A solução? É só investir uma parte dos lucros em mecanismos para mitigar os efeitos da linha de produção. Mas isso significa menos LUCRO para os acionistas né? Normal por aí, o que não é admissível ou compreensível é PESSOAS que moram nessas cidades, o cidadão que nem um centavo de ação tem dessas empresas e as defendem diante de um debate VITAL para quem viva nas cidades. Pronto, falei.”

Alan Robert Aparecido Benevenuto

22 de outubro, 2019 | 21:25

“No dia dia 15 de outubro de 2018, eu reclamei junto a ouvidoria de Timóteo, sobre a qualidade do ar no centro norte de Timóteo. Cheguei também a conversar com a secretária do meio ambiente sobre a situação, no entanto ela alegou que não tinha condições de resolver a situação visto que a empresa Acesita (hoje Aperam) já está presente no município há anos. Tenho todo o processo de reivindicação arquivado. Infelizmente não estão preocupados com a saúde da população local.”

Nelson

22 de outubro, 2019 | 21:12

“Triste é ver que a poluição não vem diminuindo e a empresa responde em nota que as partículas lançadas no ar foram diminuídas, isso é no mínimo uma resposta desrespeitosa não só com a capacidade intelectual dos moradores da cidade, como também um terrível desrespeito com todo o conjunto da natureza.
Lembrando que esse assunto quando citado na cidade é tratado como um tabu, pois os trabalhadores que arriscam a vida não só no trabalho diário, mas também com a exposição ao material particulado podendo desenvolver várias doenças, temem perder o sustento sem perceber o risco que correm.”

Averdadedoi

22 de outubro, 2019 | 20:16

“Infelizmente a empresa chegou primeiro do que a população, e a população que se acha prejudicada!!! Se está empresa acabar, a cidade acaba. Se a cidade está neste nível, se deve muito a está empresa!!!”

Tião Aranha

22 de outubro, 2019 | 09:53

“A solução é simples: - quem não quiser usar colírio devido às constantes irritações da visão-, é só mudar; foi isso que me falou um médico do Márcio Cunha - quando eu disse para o mesmo que nossa cidade de Timóteo tá mais pra Cubatão, São Paulo. A Poluição no Vale do Aço já atingiu níveis insuportáveis. Pior: o povo, aqui, é muito "manso" - como dizia o lendário padre Abidala Jorge. (Deus que o tenha num bom lugar). Porque se for esperar da mobilização dos políticos, sobretudo de Timóteo... espera assentado.”

Envie seu Comentário