Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de outubro, de 2019 | 10:38

Contém Cultura ação social

Projeto cultural em Bugre sedia reuniões de pessoas com deficiência

Divulgação/ACS CCB
Os encontros mensais motivam diálogos sobre sentimentos e emoçõesOs encontros mensais motivam diálogos sobre sentimentos e emoções
O Contém Cultura vem sediando as reuniões da Associação de Pessoas com Deficiência, que abrange moradores do Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba e São João do Oriente.

Os encontros semanais na sala multicultural se inspiram na biblioterapia, que explora o potencial terapêutico da literatura para motivar diálogos sobre sentimentos e emoções.

No último encontro do grupo foi abordado o tema “Como desafiar pensamentos intrusivos”, que surgem contra a vontade das pessoas e tendem a provocar ansiedade.

O filósofo Célio Las Casas, coordenador da associação e das atividades no Contém, enfatiza que a biblioterapia é um recurso usado no tratamento de problemas psicológicos em clínicas e hospitais.

“Isso ajuda o paciente a compreender melhor suas reações psicológicas e físicas de frustração e conflito, a dialogar sobre o que o aflige e deprime, e potencializa sua autoestima”, explica.

Também são usados recursos como exibição de filmes e apresentação de músicas como agentes disparadores para o estabelecimento dos diálogos entre os participantes do grupo.

“O cinema é uma arte contagiante, dá asas à imaginação, desperta diversas sensações, alivia angústias e motiva sonhos, é um aliado na liberação de emoções”, sublinha Las Casas.

Além disso, a musicoterapia ajudar a reconectar pessoas com sensações e sentimentos, tornando-as mais sensíveis ao tratamento. A música ajuda a baixar a pressão arterial e o ritmo cardíaco, relaxa e auxilia no tratamento de hipertensos e prevenção de doenças cardiovasculares.

Os encontros no Contém Cultura auxiliam na dinâmica das relações do grupo. “Promover a saúde por meio da literatura, o cinema e a música tem nos ajudado a melhorar como pessoas”, diz Jakson Pereira Santos. Cadeirante, ele diz que a iniciativa estimula a inclusão de pessoas com deficiência.

“Quando eu me vi paraplégico, achei que não teria mais espaço no mundo. E à medida que fui percebendo, em certos lugares, que havia um espaço reservado para mim, as coisas ficaram mais fáceis”, concluiu Jakson.

O Contém Cultura abriga também as reuniões do grupo da Feira Livre dos Agricultores Familiares do Bugre, que acontece às sextas-feiras na praça central da cidade.

Os produtores rurais avaliam o bom funcionamento do empreendimento, a atuação dos feirantes, os resultados dos negócios, e programam ações para potencializar o evento.

Para as coordenadoras da Feira, Márcia Helena Teixeira e Elma Canedo, a sala multicultural é um espaço de referência para os principais movimentos desenvolvidos no município, incluindo ações culturais e educacionais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário