17 de outubro, de 2019 | 16:10

Concorrência de ambulantes é tema de reunião na Aciapi e CDL de Ipatinga

O assunto debatido foi acerca do alto número de vendedores ambulantes pelas ruas do Centro de Ipatinga

Divulgação
Durante encontro na sede das entidades, lojistas cobraram maior fiscalização aos trabalhadores autônomosDurante encontro na sede das entidades, lojistas cobraram maior fiscalização aos trabalhadores autônomos

A Associação, Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga promoveram, na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião com empresários e o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Bicalho. O assunto debatido foi acerca do alto número de vendedores ambulantes pelas ruas do Centro de Ipatinga.

O proprietário da Vale do Celular, Robson Pádua, ressaltou que compreende o momento difícil pelo qual o país passa, um momento em que muitas pessoas recorrem ao comércio informal para arcar com suas despesas, porém, ele acredita que é preciso ter uma maior regularização. “Não somos inimigos de vendedores ambulantes, mas deve ser feito um código de postura, assim como já existe para empresários. É necessário ter também essa exigência com os ambulantes, em relação à higiene e os locais permitidos para venderem. Precisamos solucionar esse problema, não no sentido de retirar o vendedor ambulante das ruas, mas para legalizar seu trabalho”, destacou.

Para o empresário da Danny Jeans, Daniel Fonseca, a situação no comércio está insustentável, já que a cada dia aparecem novos vendedores ambulantes. “Esse tipo de comércio informal ocasiona uma concorrência desleal com quem paga os impostos em dia. Percebo que tive uma queda nas vendas com esse aumento de vendedores ambulantes pelas ruas. Vale ressaltar que o município também perde com a arrecadação de impostos”, salientou.

Hélcio Martins, da Drogaria Ultra Popular, destacou que a classe empresarial precisa se unir e cobrar um aumento da fiscalização nas ruas de Ipatinga. “A luta dos empresários deve ser em busca da atualização da legislação, especialmente do código de postura, com o intuito de criar instrumentos para a fiscalização atual de forma mais efetiva. Além da concorrência desleal, há outros problemas. Muitos desses vendedores ambulantes ocupam quase metade da calçada ou até mesmo bloqueiam a entrada das lojas. Há casos ainda em que os ambulantes ameaçam funcionários e lojistas. Essa é uma reclamação constante”, afirmou.

Conforme Agnaldo Bicalho, a administração municipal tem como obrigação ouvir a classe empresarial. “Devido à situação econômica e social em que se encontra o país, tivemos um acréscimo fora do comum de ambulantes no Centro. O governo municipal está elaborando um plano com a Polícia Militar para que possa organizar e controlar esse movimento de ambulantes no Centro, porque a situação está inaceitável, mas estamos trabalhando nisso”, informou.
Para o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, a reunião foi positiva. “Não estamos aqui defendendo o comércio ou empresários, defendemos uma cidade melhor para todos morarmos. Temos que discutir também uma cidade mais sustentável e preparar o comércio para a chegada do Natal. Conheço a atual situação econômica do país, mas não podemos jogar para os empresários o ônus de ter uma competição desleal. E é possível regularizar os vendedores ambulantes”, ressaltou.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destacou que esse assunto merece ser discutido quantas vezes for preciso para que a classe empresarial não seja mais prejudicada com uma concorrência desleal. “Acredito que vamos conseguir encontrar uma solução para esse problema, envolvendo os vendedores ambulantes. Precisamos ter paciência e união nesse momento, ainda mais com a aproximação do Natal”, afirmou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário