Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de outubro, de 2019 | 21:20

Fio Condutor em Ouro Preto

Grupo ipatinguense de teatro vai à Semana de Artes na UFOP

O Grupo de Teatro Perna de Palco ganhou as estradas sinuosas de Minas Gerais e desembarcou em Ouro Preto, onde vai realizar a oficina e ‘performance’ Roter Faden – Fio Condutor na Semana de Artes do Departamento de Artes (Deart) da Universidade Federal de Ouro Preto, evento aberto à comunidade acadêmica e à sociedade, que oferece cursos, debates, espetáculos, performances e muito mais.

A ação vai ao encontro da proposta de trabalho desenvolvida através do Fio Condutor: um momento de experimentação e exercício da narrativa pessoal do indivíduo, para artistas e não artistas, onde os participantes são inseridos na apresentação da performance realizada à noite.

Gustavo Lyra/Divulgação/ACS GTPP
Roter Faden – Fio Condutor resultou de pesquisas sobre o movimento do corpo envolvendo profissionais de linguagens artísticas, nacionalidades e culturas diferentes. Trabalhando com composição cênica a partir de um mote pré-delimitado, o trabalho tem construção coletiva para chegar a uma intervenção artística integrativa.

E faz isto abordando temas que mobilizam questões como a tolerância, violência, imigrante, corpo, movimento e radicalismo, a busca por um equilíbrio entre povos migrantes e gênero. Roter Faden é o fio vermelho da vida, são os laços que criamos e os nós a serem desatados.

Roter Faden oi criado pela artista Luzia di Resende, durante residência artística em Dresden, Alemanha, em 2015. Por meio de vídeos e da música, a obra dos artistas permanece na cena que absorve também as pessoas na oficina de expressão artística. Tanto a oficina quanto a performance são gratuitos e para todos os públicos.

A oficina será no dia 24 de outubro, de 14 às 18h, na Sala 15 do Departamento de Artes da UFOP. A performance vai acontecer a partir das 19h30, no mesmo local.

Gustavo Lyra/Divulgação/ACS GTPP
Ainda na sexta feira (25), às 20h, será apresentado o espetáculo “O Voo da Vez”, uma pesquisa sobre a autobiografia do ator, onde uma aeromoça em uma situação embaraçosa tem que entreter os passageiros (o público).

Ela precisa conversar em português e inglês, língua estrangeira que não sabe. Assim ela expõe seus sonhos frustrados, expectativas de uma vida que sempre será melhor do lado oposto ao que ela está.

O Grupo Perna de Palco completa 23 anos em 2019. O trabalho de formação técnica e artística de seus integrantes ocorre com profissionais reconhecidos. O diálogo entre o público e atores da cena, além da troca e identidade, permeia a companhia.

FICHA TÉCNICA:
Roter Faden – Fio Condutor
Concepção e Performance - Luzia di Resende (Brasil), Helena Fernandino e Wagner Moreira (Brasil/Alemanha)
Vídeos - Hector Solaris (Uruguai / Alemanha)
Música - Eric Heyde (Alemanha)
Fotos - Uwe Nimmrichter (Alemanha), Gustavo Lyra (Brasil)
Atrizes - Helena Santos, Luana Lyra, Ivana Mendes e Ariel Bertola (Brasil)

FICHA TÉCNICA
O Voo da Vez
Concepção e atuação: Luzia di Resende
Direção: Ester Laccava
Fotos: Rodrigo Zeferino
Iluminação: Ariel Bertola
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário