Coronel Fabriciano oferece 900 exames de mamografia

Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, atualmente cerca de mil pacientes aguardam chamado para fazer o exame

Divulgação PMCF


Os exames foram adquiridos na rede privada e serão disponibilizados mês a mês, conforme ordem de entrada no sistema municipal

A Secretaria de Governança de Saúde de Coronel Fabriciano anunciou um plano de ação permanente de saúde da mulher com a liberação imediata de 900 exames de mamografia, a serem realizadas de outubro a dezembro deste ano. Também fez a contratação de um pacote mensal de exames a partir de janeiro de 2020 para zerar a fila de espera atual e não permitir desassistência no município. A informação foi repassada pelo secretário Ricardo Cacau Melo, nas atividades do Outubro Rosa.

Os exames foram adquiridos na rede privada e serão disponibilizados mês a mês conforme ordem de entrada no sistema municipal. “Por determinação do prefeito Marcos Vinicius, que pediu para zerar a fila de espera, nós fizemos um levantamento de quantitativo da necessidade existente e adquirimos os exames com a certeza que vamos atender todos os pedidos existentes no momento”, disse.

Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, atualmente cerca de mil pacientes aguardam chamado para fazer o exame. Para facilitar o atendimento, o governo negociou a aquisição dos procedimentos por meio de uma empresa local credenciada ao SUS, e fará os agendamentos conforme a ordem de espera.

“Pouco mais de 700 pacientes estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é dos 50 aos 69 anos. Estas pacientes serão todas atendidas de forma prioritária mês a mês, em partes iguais”, informou Vânia Tavares, subsecretária de Governança de Saúde. Os atendimentos começam a ser liberados de imediato, por ordem de chegada, conforme a data do encaminhamento da paciente.

Cacau acrescenta que o município não consegue zerar de uma única vez a fila de espera devido à limitação de capacidade de atendimento da empresa conveniada. Por isso, os exames serão liberados aos poucos com previsão de alcançar a meta em três meses. Aliado aos exames, o município está reforçando a campanha de prevenção. “Adquirimos o ultrassom para garantir um pré-natal humanizado e agora compramos os exames. Estamos em estudos para adquirir um mamógrafo para atender Fabriciano e o Vale do Aço”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Bolsonaro 16 de Outubro, 2019 | 01:03
CADE OS VEREADORES DESSA CIDADE?
SÓ VEJO O PREFEITO TRABALHAR.
TÁ PRA VENCER O MANDATO E ATÉ NÃO VI UM SEQUER FAZENDO NADA.
O ÚNICO QUE VEJO É AQUELE DOS CAVALOS....

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO