15 de outubro, de 2019 | 14:33

Dia D de vacinação contra o sarampo será neste sábado

Aqueles que estiverem sem a cobertura vacinal completa devem atualizar a caderneta ainda neste mês

Secom-PMI
Durante o Dia D, 17 UBS?s de Ipatinga funcionarão de 7h30 as 16h30 para imunizaçãoDurante o Dia D, 17 UBS?s de Ipatinga funcionarão de 7h30 as 16h30 para imunização

Com o objetivo de intensificar a adesão à campanha de vacinação contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Ipatinga promoverá no próximo sábado (19) o Dia D, quando 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município estarão abertas das 7h30 às 16h30 para imunização.

Neste momento da campanha, por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, a recomendação é de que sejam aplicadas doses da vacina em crianças a partir dos seis meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, de 30 a 49 anos, uma dose. A procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por este grupo considerado mais suscetível a complicações da doença, é avaliada como muito baixa nesta fase inicial, informa a secretaria.

Aqueles que estiverem sem a cobertura vacinal completa devem atualizar a caderneta ainda neste mês. Durante toda a semana, a imunização também está disponível das 7h30 às 15h30, em 17 salas de vacinação espalhadas pelos bairros da cidade.

Dados

Segundo a Secretaria de Saúde de Ipatinga, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença, no município, que teve início no dia 7 de outubro, imunizou até a última segunda-feira (14) somente 284 crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Mais de 5.500 doses da vacina Tríplice Viral foram asseguradas pelo município na Superintendência Regional de Saúde, a fim de atender a população.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil e já chega a 17 o número de estados com transmissão ativa da doença. A segunda etapa da Campanha de Vacinação ocorrerá de 18 a 30 de novembro e será focada em jovens de 20 a 29 anos.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, reforça “que o vírus está em circulação em Minas Gerais e, desde o início do ano, já foram confirmados 41 casos de sarampo no Estado”. Segundo ela, “esse número demonstra a necessidade de vacinar a população preconizada contra a doença. Solicitamos que as mães, pais ou outro responsável levem a criança até uma das salas de vacinação distribuídas no município. É uma doença altamente transmissível e que pode ser acompanhada de complicações graves. Por isso a administração municipal alerta e chama a população para aproveitar o Dia D e imunizar”, frisa a diretora.

UBS’S

As Unidades Básicas de Saúde que participarão do Dia D são: Barra Alegre, Bethânia, Bom Jardim I e II, Bom Retiro, Canaã, Caravelas, Cidade Nobre, Esperança I e II, Iguaçu, Jardim Panorama, Limoeiro,
Nova Esperança, Veneza II, Vila Celeste e Vila Militar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário