Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de outubro, de 2019 | 10:59

“Calçada Linda” completa um ano

Projeto viabilizou o plantio de mais de 1.300 mudas ornamentais em Ipatinga

Em Ipatinga, faz sucesso o Projeto “Calçada Linda”, iniciado há um ano pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e a empresa Infrater, que presta serviços de conservação de áreas verdes no município. Já foram plantadas 1.334 mudas de árvores escolhidas em um vasto catálogo de espécies adequadas para comporem espaços urbanos. Deste total, 258 mudas foram solicitadas por moradores que aderiram ao projeto.

SecomPMI
Crianças participam do projeto em condomínio no bairro CaravelasCrianças participam do projeto em condomínio no bairro Caravelas
A execução do “Calçada Linda” começa com uma abordagem de técnicos da área de biologia junto aos moradores, visando recompor os passeios da cidade com o plantio de árvores de pequeno porte, de até três metros de altura, que não causam interferência em equipamentos públicos como a rede elétrica e de esgoto, sem prejudicar a acessibilidade e a iluminação pública, além de possuírem função decorativa nas vias públicas.

O projeto pode ser visto em calçadas por todas as regiões da cidade. As árvores já estão nos bairros Cidade Nobre, Bom Retiro, Imbaúbas, Areal, Bela Vista, das Águas, Vila Celeste, Iguaçu, Ideal, Esperança, Nova Esperança, Bom Jardim, Bethânia, Cariru, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Veneza, Vila Militar, Parque das Águas, Planalto, Recanto Novo, Novo Cruzeiro, Santa Mônica e Limoeiro.

Pode-se aderir de duas formas ao projeto. Uma é no momento de abordagem ao morador, Nas visitas às residências, biólogos e jardineiros interagem com a comunidade, apresentam o projeto e as espécies mais apropriadas para cada lugar. O catálogo tem informações e imagens de cada espécie, como Resedá, Araçá-roxo, Hibisco, Escova-de-garrafa-pendente, Caliparca, Murta, Flambooyant Mirim, Ipê-amarelo-de-jardim e Aroeira-salsa. Após a aceitação do projeto pelo morador, é preenchido um formulário de autorização e marcado o plantio.

Secom/PMI
De pequeno porte e belas flores, o hibisco é um dos prediletosDe pequeno porte e belas flores, o hibisco é um dos prediletos
“Outra opção é fazer contato para que as equipes visitem o endereço e mostrem o catálogo para que o morador escolha. Muitas vezes o morador que recusou o plantio acaba fazendo a solicitação após presenciar o trabalho das equipes e vendo como a calçada ganhou outro aspecto”, observa Núbia Fernandes, diretora do Departamento de Meio Ambiente da PMI.

Das mudas plantadas em um ano de projeto (1.334), 258 foram solicitadas pelo telefone 3825-0647. O maior número de adesão ao projeto aconteceu nos bairros Bethânia (63 mudas), Caravelas (60 mudas) e Ideal (29).
No bairro Caravelas, um condomínio residencial aderiu ao projeto com a participação das crianças que moram no local. Cada muda foi adotada por uma delas, que se encarregam de regar a planta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário