15 de outubro, de 2019 | 09:39

Semana de Arte Aldravista

Grupo literário promove a 8ª edição de evento cultural em Mariana

O grupo Aldrava Letras e Artes organizou uma ampla programação literária e cultural para a 8ª Semana de Arte Aldravista na histórica cidade primaz de Minas Gerais, a secular Mariana. Andreia Donadon Leal, coordenadora de projetos do grupo, informa que mais de 40 escritores vão estar na cidade para o evento, um marco para a nova forma de poesia, a aldravia.

Divulgação
A história cidade de Mariana sedia a Semana de Arte AldravistaA história cidade de Mariana sedia a Semana de Arte Aldravista
Na quinta-feira (17), às 17h, na Casa de Arte Aldravista da Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, bairro Chácara, haverá uma Tertúlia, reunião de amigos para discutir vários temas e assuntos literários, com recitação de aldravias e apreciação de queijos e vinhos.

Na sexta-feira (18), às 18h, no auditório do ICHS/UFOP, na Rua Cônego Armando, fundos do Museu da Música/Palácio dos Bispos, haverá homenagem da Academia Brasileira de Médicos Escritores e palestra do professor Weliton Leão sobre A aldravia no Ensino da Álgebra.

Depois será realizado o lançamento do Livro VII das Aldravias: Erit sicut Dii (Serei como Deuses) e declamação de versos.

Também haverá entrega dos troféus aos vencedores do Concurso Internacional de Aldravias e lançamento do livro Aldraviando, das escritoras cariocas Juçara Valverde e Angela Guerra. Um café colonial será oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana.

Ainda na sexta-feira, às 20h30, no restaurante Lua Cheia, haverá entrega de troféus de Mérito Cultural, posse de membros efetivos da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e lançamento de livros dos escritores José de Castro, Eliane Calixto, Beatriz Del Peloso e Cecy Barbosa.

Divulgação
Livro VII de Aldravias reúne 72 escritoresLivro VII de Aldravias reúne 72 escritores
No sábado (19), às 16h30, no auditório do ICSA/UFOP, na Rua do Catete, 166, haverá reunião da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Mariana, abertura da Exposição de Ex-AldraviLibris, premiação dos melhores trabalhos de Ex-AldraviLibris pela Academia Portuguesa de Ex-Libris e Alacib Mariana.

Às 18h, o psicanalista René Dentz irá proferir uma palestra com o tema ‘Bem-vindos ao Século XXI’.

Em seguida, haverá a posse do neurocirurgião Luiz Roberto e da escritora Denise Izaguirre na Alacib Mariana, com apresentação das Abraais de Mariana, Ipatinga, Santa Bárbara e Blumenau e lançamento do Livro de Aldravias dos acadêmicos de Ipatinga.

Participam das exposições e eventos o Colégio Flecha, Escola Estadual Dom Silvério, Escola Municipal Coronel José Brás (São João Nepomuceno), Escola Estadual Dr. Ovídio (Ipatinga), Escola Técnica do Vale do Itajaí (Blumenau), Colégio Objetivo Penha (São Paulo), Escola Estadual Gomes Freire e Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos (Santa Bárbara), além da Secretaria Municipal de Educação de São João Nepomuceno.

Haverá diversos locais de exposição de aldravias: Casa de Cultura de Mariana, ICSA/UFOP, Restaurante Lua Cheia e nas árvores do Jardim de Mariana, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana.

O Grupo Aldrava Letras e Artes é composto pelos escritores aldravistas Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rola, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e José Luiz Foureaux de Souza Júnior.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário