14 de outubro, de 2019 | 16:20

Timóteo realiza último LIRA’a do ano

O levantamento por bairros é realizado a partir de amostragem de 20% do total de domicílios

Arquivo EBC
Levantamento realizado nesta semana vai revelar áreas mais infestadas pelo Aedes aegyptiLevantamento realizado nesta semana vai revelar áreas mais infestadas pelo Aedes aegypti

Nesta semana, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo irá realizar a última pesquisa do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) de 2019. O LIRA’a tem início nesta terça-feira (15) e segue até a quinta-feira (17), quando serão vistoriados 979 domicílios. O levantamento por bairros é realizado a partir de amostragem de 20% do total de domicílios.

De acordo com Carlos Alberto Santos, coordenador do Departamento de Zoonoses e Combate a Endemias, “esse levantamento é amostral, ou seja, não há necessidade de todas as casas serem visitadas com esta finalidade. O resultado da pesquisa é apresentado em índices de infestação predial”, explica.

Mudança de comportamento

O departamento de Zoonoses informou que o índice de pessoas que não autorizam entrada dos agentes é alto e afeta diretamente o resultado das ações de combate. Mesmo com todas as campanhas educativas e apelos para participação dos cidadãos no combate ao mosquito Aedes aegypti, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) ainda encontram dificuldades para ter acesso a residências e condomínios para realização de vistorias e aplicação de larvicidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário