08 de outubro, de 2019 | 11:24

Exposição “Jardins Móveis”

Mostra reúne esculturas infláveis montadas com participação de escolas de Ipatinga

Divulgação/ACS CCU
Alunos de escolas públicas de Ipatinga participaram da montagem da exposiçãoAlunos de escolas públicas de Ipatinga participaram da montagem da exposição
A união de cores e formas transforma brinquedos infláveis em grandes esculturas de animais na exposição “Jardins Móveis”, que chega a Ipatinga esta semana. A mostra fica em cartaz no Centro Cultural Ipatinga a partir desta terça-feira (8) e até 21 de dezembro.

As esculturas poderão ser vistas pelo público gratuitamente no Jardim externo e na Galeria do Centro Cultural Usiminas, de terça-feira a sábado, das 10 às 21h.

De autoria dos artistas plásticos Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, do Rio de Janeiro, a exposição chega pela primeira vez ao interior, depois de passar por capitais brasileiras, México e Suíça. “Jardins Móveis” é uma mostra composta por diversas esculturas de animais inspiradas na “topiaria”, a arte de podar plantas em formas ornamentais.

As obras são feitas em estruturas metálicas, recobertas por infláveis diversos que, agrupados, dão forma a uma Topiaria Ambulante. Em Ipatinga, a montagem da exposição contou com participação especial de algumas escolas municipais, cujos alunos discutiram o tema proposto na exposição e colocaram a mão na massa montando uma escultura com infláveis para vivenciarem o processo de criação.

Divulgação/ACS CCU
Luciene Oliveira, da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, do bairro Bethânia, diz que a experiência foi muito rica para os alunos. “Já participamos de várias atividades no Instituto Usiminas, mas atuar na montagem de uma exposição foi novidade. Os alunos aprendem muito mais num ambiente com arte”, afirmou.

O coordenador de projetos do Instituto Usiminas, Pedro Melo, ressalta a importância do envolvimento das escolas na montagem e convida a comunidade a conferir a exposição.

“É uma alegria receber uma exposição que aborda um tema tão importante para nós e para a comunidade e ainda consegue envolver estudantes já na montagem. Esperamos que a população venha conferir essas obras cheias de cores, formas e significados”, frisa Pedro Melo.

Painéis inéditos
Como novidade, em Ipatinga, a exposição prevê ainda painéis em larga escala com desenhos e pintura, feitos com os infláveis que furam e não servem para as esculturas.

Mais do que mostrar belas imagens, a exposição promove uma reflexão entre a natureza e o consumo, ao traduzir de maneira criativa e esculturas com animais. Felipe Barbosa e Rosana Ricalde explicam que os painéis têm o objetivo de mostrar ao público o processo de produção das obras.

Divulgação/ACS CCU
“Além das esculturas, apresentaremos um painel de grande escala feito a partir dos desenhos que originaram as esculturas, formando uma espécie de pintura/colagem feitas com os infláveis que iam furando e não serviam mais para as esculturas. Apresentaremos também os desenhos/estudos em papel para as esculturas. A proposta é contar um pouco mais do processo do trabalho”, afirmam os artistas.

Educativo
O pensamento e a reflexão sobre a relação entre consumo e natureza, propostos pela exposição, serão ampliados com a mediação de monitores da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta com uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Na exposição, pode-se montar uma escultura incompleta com infláveis, no ateliê educativo. O atendimento ao público, espontâneo ou agendado, gera momentos de diálogo e inserção das obras em contextos possíveis, dando subsídios para que o público conheça e reflita sobre a e seu universo.

SERVIÇO:
Exposição “Jardins Móveis”
Até 21 de dezembro
De terça-feira a sábado, das 10 às 21h
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Classificação livre. Visitação gratuita. Agendamento escolar na Ação Educativa pelo telefone (31) 3822-2215.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário