Gastronomia e superapetite

Receitas fáceis e práticas para você preparar em casa

GB Imagem/Divulgação


O Torresmo Pururuca é um dos pratos mais tradicionais no Brasil
Torresmo pururuca

INGREDIENTES:
1 quilo de panceta cortada em cubos; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1/2 xícara (chá) de óleo.

MODO DE PREPARO:
Tempere a panceta com sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar durante 30 minutos. Numa panela, aqueça o óleo. Adicione a panceta e, com cuidado, mexa para não grudar. Quando a panceta estiver opaca, retire e escorra os pedaços da gordura que se formou na panela.

Leve à geladeira para que eles esfriem por completo, mas não deixe gelar. Na hora certa, esquente de novo a gordura e vá adicionando a panceta fria. Frite até pururucarem e ficarem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. Variação: Se quiser, use adicione alho socado no momento de temperar a panceta.

////

GB Imagem/Divulgação


O Quindim é sobremesa deliciosa, além de ser muito chique...
Quindim

INGREDIENTES:
10 gemas; 100 gramas de coco ralado; 1 vidro de leite de coco (200ml); 200 gramas de açúcar; manteiga para untar uma fôrma de buraco no meio ou forminhas individuais.

MODO DE PREPARO:
Unte uma fôrma ou forminhas individuais com manteiga e polvilhe com açúcar. Reserve. Numa tigela, misture o coco ralado e o leite de coco, mexa bem para hidratar bem o coco. Reserve. Em outro recipiente, peneire a gemas uma a uma, deixando que passem pela peneira fina delicadamente. Às gemas peneiradas, junte o açúcar, o coco e o leite de coco.

Misture bem, mas delicadamente. Não bata como massa de bolo. Coloque a massa na fôrma untada e leve ao forno preaquecido a 110º e asse por aproximadamente 50 minutos. A parte de cima deverá estar levemente corada. Retire do forno e deixe amornar.

Desenforme com cuidado sobre o prato de servir. Dica: Não desenforme quente e também não espere esfriar completamente para fazer isso. Não esprema as gemas na peneira, deixe passar delicadamente para reter a pele da gema, responsável pelo cheiro e gosto forte de ovo.

////

GB Imagem/Divulgação


Almôndegas são deliciosas com arroz, macarrão ou puras
Almôndegas Deliciosas

INGREDIENTES:
Meio quilo de carne moída; 1 ovo batido; 1 pãozinho amanhecido picado e umedecido com leite; 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 xícaras (chá) de molho pronto.

MODO DE PREPARO:
Misture a carne moída, o ovo, o pão, o cheiro verde e os temperos. Modele as almôndegas e disponha-as em um refratário. Coloque o molho sobre as almôndegas. Tampe o refratário e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta. Sirva polvilhadas com cheiro verde.

////

Bolinhos da Tarde

INGREDIENTES:
15 gramas de fermento biológico; meia xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de água morna; 2 colheres (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de banha; 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 ovo; goiabada.

MODO DE PREPARO:
Bata o fermento, o leite e água na batedeira. Deixe descansar por 10 minutos. Junte o sal, o ovo, a banha e a farinha de trigo. Bata bem. Cubra e deixe crescer durante 30 minutos. Abra a massa em retângulo.

Corte em tiras de 10 cm de largura por 12 cm de comprimento. Coloque um pedaço de goiabada, em cada tira, e dobre torcendo as pontas, como se fosse uma bala. Faça um corte em cada ponta. Coloque em superfície polvilhada com farinha de trigo e deixe crescer durante 20 minutos.

Frite em óleo quente até que fique dourado e escorra em papel absorvente. Se quiser, polvilhe com açúcar e canela antes de servir. Dica: Experimente rechear os bolinhos com queijo mussarela cortado em pedaços.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO