Calendário do futebol brasileiro para 2020 é divulgado

Embora CBF tenha informado que respeitaria datas Fifa, clubes terão compromissos dois dias depois ou até mesmo no dia seguinte aos jogos das seleções

Reprodução Facebook


Campeão da Copa do Brasil, Athletico-PR vai enfrentar o vencedor do Campeonato Brasileiro na Supercopa do Brasil, em 19 de janeiro de 2020

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta semana o calendário de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla as competições coordenadas pela CBF, além dos campeonatos estaduais e competições continentais. Os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados até o fim do mês, informou a entidade.

Embora a CBF tenha divulgado que o novo calendário respeita as datas Fifa, para o próximo ano estão previstos jogos no dia seguinte ou até mesmo dois dias depois das partidas de seleções nacionais. O que a confederação fez foi somente não marcar jogos válidos pelas competições nacionais no dia de um compromisso de seleções.

Na Europa, depois do jogo de terça-feira das equipes nacionais, os clubes voltam a campo apenas no sábado ou domingo. No Brasil, eles vão voltar a campo na quarta-feira, em algumas situações. Esse curto período não respeita as orientações de fisiologistas e de sindicatos de jogadores, que dizem que é importante ter ao menos 66 horas de distância entre um jogo e outro – e idealmente, 72 horas.

Em setembro de 2020, por exemplo, dois depois de um compromisso das seleções, será disputado o segundo jogo da final da Copa do Brasil; o que pode comprometer os times que disputam o título, caso eles tenham atletas convocados para o time Canarinho.

Por conta do calendário sempre apertado, em outras oportunidades o técnico da seleção brasileira, Tite, optou por não convocar atletas de clubes brasileiros que estavam envolvidos em momentos decisivos em competições nacionais. Porém, em 2020 a seleção vai disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, o que torna mais difícil para Tite evitar a convocação de um atleta importante.

Copa América

Outra decisão questionável da CBF foi a de não paralisar o Campeonato Brasileiro durante a realização da Copa América, que será de 12 de junho a 12 de julho de 2020. Com isso, os clubes brasileiros que tiverem seus atletas convocados por Tite ficarão desfalcados por nove rodadas.

O Brasileirão também não será interrompido durante as Olimpíadas de Tóquio, de 24 de julho a 9 de agosto.

Novidades

Entre as novidades para o próximo ano está a introdução de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano. Outra mudança é a duração dos Estaduais, que serão mais curtos. De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas para as disputas regionais; para 2020 estão previstas no máximo 16.

As férias do futebol brasileirão serão de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020.

Datas de 2020

Supercopa do Brasil
19 de janeiro

Estaduais
22 de janeiro a 26 de abril

Copa do Brasil
5 de fevereiro a 16 de setembro

Libertadores
5 de fevereiro a 21 de novembro

Sul-Americana
5 de fevereiro a 7 de novembro

Brasileiro Série A
3 de maio a 6 de dezembro

Brasileiro Série B
2 de maio a 28 de novembro

Brasileiro Série C
3 de maio a 8 de novembro

Brasileiro Série D
3 de maio a 22 de novembro

Confira o calendário completo: http://calendarioprofissional.cbf.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO