01 de outubro, de 2019 | 11:12

Cinema Católico Comentado

Exibição de filme ‘Para Maior Glória’ dá início a projeto em Ipatinga

No sábado, 5 de outubro, a partir das 19h, a sala 304 do número 83 da rua Ponte Nova, em Ipatinga, será transformada em cinema para a exibição gratuita do filme “Para Maior Glória (For Greater Glory), a verdadeira história da Cristiada”.

A exibição marca o lançamento do projeto Cinema Católico Comentado, que pretende apresentar a cada mês uma obra cinematográfica relacionada a temas próprios do Catolicismo, como vida de santos, fatos históricos ou obras ficcionais com reflexões doutrinais cristãs.

O local da sessão é sede do Centro Santo Afonso de Ligório, que promove o projeto junto com o Instituto Cultural Princesa Isabel.

Divulgação
A capa do filme Cristiada e o beato mexicano Anacleto GonzálezA capa do filme Cristiada e o beato mexicano Anacleto González
O filme Cristiada é baseado em fatos históricos ocorridos no México, entre 1926 e 1929, quando católicos travaram uma luta armada contra o governo revolucionário do presidente Plutarco Elias Calles.

Plutarco lançou uma perseguição sistemática e violenta contra a Igreja Católica, estatizando os espaços religiosos, assassinando sacerdotes e leigos que protestavam contra o laicismo tirânico do governo.

Dirigido por Dean Wright e lançado em 2012, Andy Garcia interpreta o General Enrique Gorostieta, que organizou e liderou o exército cristero, que chegou a ter mais de 40 mil civis, entre os quais camponeses e trabalhadores católicos que se rebelaram contra a tirania estatal, incluindo alguns padres.

O filme mostra ainda dois dos principais mártires da Cristiada. O advogado e jornalista Anacleto González Flores, fundador da União Popular de Jalisco, preso em 1927, torturado e condenado. Foi beatificado em 2005 com outros 12 mártires.

Outro é o adolescente Jose Sánchez Del Rio, executado na frente dos pais repetindo o brado de guerra dos cristeros: Viva Cristo Rei. A reprodução dessa cena e uma das mais emocionantes do filme. São Jose Sánchez foi canonizado em 2016, pelo Papa Francisco.

O comentário sobre o filme, para apresentar o projeto e contextualizar o filme, será feito pelo professor, jornalista e escritor Moysés Maltta.

A presidente do Instituto Cultural Princesa Isabel, a designer e fotógrafa Luma Cecília Costa, diz que o Cinema Católico Comentado, além de uma ação de evangelização, oferece aos praticantes e simpatizantes do Catolicismo uma alternativa cultural que desperte “os valore do Cristianismo”.

O evento também é uma oportunidade para que o público do Vale do Aço tome conhecimento de um evento religioso, social, histórico e político muito importante, envolvendo um país próximo ao Brasil há menos de um século, e que deixou marcas espirituais profundas, incluindo uma lista de santos.

SERVIÇO:
Cinema Católico Comentado
“Para Maior Glória, a verdadeira história da Cristiada”
Título Original - For Greater Glory
Sábado (5) – 19h
Centro Santo Afonso de Ligório
Rua Ponte Nova, 83 – Sala 304
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário