01 de outubro, de 2019 | 08:01
Hoje é celebrado o Dia Internacional do Idoso
O país tem cerca de 15 milhões de pessoas em idade idosa, com expectativa de dobrar essa população daqui a 20 anos
A população mundial comemora nesse 1º de outubro o Dia Internacional da Pessoa Idosa, também conhecido como o Dia do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, as leis criadas com o objetivo de proteção aos idosos, aprovadas para a organização do estatuto do idoso, completam 15 anos. O país tem cerca de 15 milhões de pessoas em idade idosa, com expectativa de dobrar essa população daqui a 20 anos. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, previsão para os países mais desenvolvidos.
Se a expectativa de vida dos idosos está crescendo, muito se deve a uma mudança de cultura e o acesso a mais informações por parte dos próprios idosos. De acordo com a médica geriatra da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Graziela Helena Costa Pancieri Mendes, os pacientes buscam o envelhecimento ativo, preocupados inclusive por não ter quem cuide ou lhe faça companhia para o futuro”. A médica relacionou as situações mais comuns que chegam diariamente em seu consultório e lembrou que as preocupações mais recorrentes dos pacientes são os cuidados com a autonomia, independência e memória.
Graziela lamentou as dificuldades em relação à saúde primária e o bem-estar das pessoas idosas, dificuldades de acesso a medicamentos, serviços de saúde pública com baixa qualificação e ausência de programas que tratem do envelhecimento de forma mais eficaz.
Alerta
O presidente da AAPI, Elias Caetano Ferreira, chamou a atenção para a discriminação contra o idoso, que infelizmente começa dentro de casa”, disse. Para ele é necessário que todos, incluindo os serviços de saúde, criem condições para que a vida do idoso seja mais útil com o fim do que classificou como cultura de dependência”.
A construção do centro de atenção e prevenção da saúde da pessoa idosa é o próximo projeto a ser implantado pela AAPI, com o objetivo de oferecer amplas condições para que os associados idosos tenham mais qualidade de vida. Elias Caetano começou a discutir o projeto no 3º FORAPI - Fórum Regional do Aposentado e da Pessoa Idosa, realizado no Clube dos Pioneiros, em Ipatinga, no mês de setembro.
Centenários
A AAPI possui em seu quadro de associados cinco idosos com idade superior a 100 anos. São eles: Izabel Maria da Costa (101), Maria Francisca Vieira (103), Maria Raimunda de Jesus (103), Raimundo Mariano de Lima (104) e Moacir Ferreira Barreto (106).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]