01 de outubro, de 2019 | 08:01

Hoje é celebrado o Dia Internacional do Idoso

O país tem cerca de 15 milhões de pessoas em idade idosa, com expectativa de dobrar essa população daqui a 20 anos

Divulgação
Presidente da AAPI, Elias Caetano, ao lado de uma das associadas da instituiçãoPresidente da AAPI, Elias Caetano, ao lado de uma das associadas da instituição

A população mundial comemora nesse 1º de outubro o Dia Internacional da Pessoa Idosa, também conhecido como o Dia do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, as leis criadas com o objetivo de proteção aos idosos, aprovadas para a organização do estatuto do idoso, completam 15 anos. O país tem cerca de 15 milhões de pessoas em idade idosa, com expectativa de dobrar essa população daqui a 20 anos. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, previsão para os países mais desenvolvidos.

Se a expectativa de vida dos idosos está crescendo, muito se deve a uma mudança de cultura e o acesso a mais informações por parte dos próprios idosos. De acordo com a médica geriatra da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Graziela Helena Costa Pancieri Mendes, “os pacientes buscam o envelhecimento ativo, preocupados inclusive por não ter quem cuide ou lhe faça companhia para o futuro”. A médica relacionou as situações mais comuns que chegam diariamente em seu consultório e lembrou que as preocupações mais recorrentes dos pacientes são os cuidados com a autonomia, independência e memória.

Graziela lamentou as dificuldades em relação à saúde primária e o bem-estar das pessoas idosas, dificuldades de acesso a medicamentos, serviços de saúde pública com baixa qualificação e ausência de programas que tratem do envelhecimento de forma mais eficaz.

Alerta

O presidente da AAPI, Elias Caetano Ferreira, chamou a atenção para a discriminação contra o idoso, “que infelizmente começa dentro de casa”, disse. Para ele é necessário que todos, incluindo os serviços de saúde, criem condições para que a vida do idoso seja mais útil com o fim do que classificou como “cultura de dependência”.

A construção do centro de atenção e prevenção da saúde da pessoa idosa é o próximo projeto a ser implantado pela AAPI, com o objetivo de oferecer amplas condições para que os associados idosos tenham mais qualidade de vida. Elias Caetano começou a discutir o projeto no 3º FORAPI - Fórum Regional do Aposentado e da Pessoa Idosa, realizado no Clube dos Pioneiros, em Ipatinga, no mês de setembro.

Centenários

A AAPI possui em seu quadro de associados cinco idosos com idade superior a 100 anos. São eles: Izabel Maria da Costa (101), Maria Francisca Vieira (103), Maria Raimunda de Jesus (103), Raimundo Mariano de Lima (104) e Moacir Ferreira Barreto (106).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário