Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de setembro, de 2019 | 18:14

Entenda o que é o código QR e como funciona


Entenda de uma vez por todas o que significa e quais são as funcionalidades dos códigos QR
O famoso Código Bidimensional 2D, comumente conhecido como QR Code, se trata de uma tecnologia avançada do tradicional código de barras, agregando muito mais funções à essa leitura.

Hoje em dia o uso dos códigos QR é quase indispensável, considerando que praticamente qualquer produto ou serviço já conta com esse recurso.

Talvez um dos modelos mais famosos seja o QR Code WhatsApp, no qual essa rede social conta com a leitura do código para transmitir a tela do celular no computador.

Outro recurso super interessante e que tem chamado a atenção dos brasileiros é quanto o uso dessa codificação nas placas automotivas, onde as novas placas do Mercosul já contam com essa tecnologia, auxiliando na fiscalização e no combate à clonagem ou adulteração de placas.

Além disso, esse código já é amplamente utilizado no comércio, tanto para o controle da empresa quanto para facilitar a vida do consumidor, já que através da simples leitura do código é possível obter informações preciosas.
Por isso, você tinha dúvidas sobre o assunto, seus problemas acabaram! No post de hoje iremos explicar direitinho o que é e como funciona essa nova tecnologia, vamos conferir?!

Afinal, o que é um QR-Code?

Bom, até agora comentamos sobre essa codificação e seus principais usos, mas o que isso realmente significa?
Basicamente, o código QR (Quick Response) é uma codificação de resposta rápida, que é feita através de um código de barras dimensional.
Essa tecnologia surgiu no ano de 1994, sendo criado pela empresa Denso-Wave, com o intuito de servir para a catalogação e controle de estoque de peças automotivas em uma fábrica de automóveis japonesa.

Desde então esse recurso tem sido cada vez mais utilizado e desde 2003, quando começou a ser aplicado em celulares, esse código já é um sucesso por onde passa.

Mas, aí você deve estar se questionando sobre qual a diferença do código de barras para um QR-code, não é mesmo?
Pois saiba que o código QR é uma versão moderna do modelo tradicional em barras, tendo as seguintes diferenças:

- É um código bidimensional, ou seja, pode ser lido tanto na horizontal quanto vertical

- Composto por uma série de caracteres decodificados, representados por uma imagem no formato quadrado, enquanto o código de barras normal é caracterizado por uma série numérica

- O QR pode armazenar dados com alta capacidade

Vamos entender então como se dá o funcionamento dessa codificação na prática? Confira todos os detalhes a seguir!

Entenda como funciona o código QR

Para quem acha que é impossível entender o funcionamento desse código, saiba que está muitíssimo enganado.
O processo é simples: Quando se escaneia o código bidimensional 2D, através do uso de uma câmera de celular e um programa próprio para essa finalidade, automaticamente essa codificação é transformada em um conteúdo textual, endereço eletrônico (URL), número de telefone, e-mail ou uma mensagem de texto SMS.

Assim, por meio da foto tirada do QR Code, o próprio programa ou aplicativo já converte o código em quadrados, transmitindo a informação ali armazenada.

Fácil, não é mesmo? E agora que você já entendeu o processo de leitura, que tal conferir para que serve essa tecnologia?!

Para que serve um QR code?

Como já mencionado, o uso desse tipo de código já é um sucesso no mundo todo, sendo aplicado para as mais diversas áreas e finalidades.

Aqui no Brasil, o uso mais difundido dessa tecnologia é no setor da publicidade, onde a mídia impressão como jornais, revistas, panfletos e outodoors publicam matérias com essas códigos, para que os leitores possam acessar conteúdos com mais detalhes, complementando a informação.

Já na indústria brasileira, o código QR é muito usual para o controle de estoque e até mesmo realidade aumentada, visando apresentar um conteúdo único e com mais informações.

Mas, saiba que essa codificação tem infinitas funcionalidades, onde no exterior, mais precisamente em Barcelona, já é usada estampada em calçadas e ruas para servir como guia turístico e até mesmo com uso na televisão, para o expectador poder receber conteúdo adicionais ou comprar um determinado produto que passou na programação.

Enfim, o que não falta é criatividade e meios para utilizar essa codificação! Mas, já que você já viu sua importância, que tal conferir os benefícios dessa tecnologia em nosso dia-a-dia?!

Quais são as vantagens de usar essa tecnologia?

Quando se fala em benefícios do QR code, sem dúvida alguma milhares de vantagens passam pela nossa cabeça.
Nesse sentido, não podemos deixar de mencionar a praticidade que esse código permite a todos, sejam empresários ou consumidores.

Essa leitura é de fácil acesso (até mesmo em celulares com câmeras VGA), possibilitando chegar à informação destinada de forma muito mais prática e rápida, sem ter que precisar ficar digitando endereços na internet.

Além disso, outro ponto muito positivo para o uso do código 2D é que esse permite uma maior integração de informações e funções, permitindo que o usuário tenha um conteúdo mais completo em um único lugar.

Para concluir, é importante destacar também que essa leitura QR code permite o armazenamento exclusivo de informações, podendo consultá-las a qualquer momento e lugar.

Portanto, esperamos ter lhe mostrado tudo sobre o código QR, para que você entenda o que é e como usar adequadamente.

Tenha a absoluta certeza que com o uso dessa tecnologia você terá um conteúdo muito mais completo, eficiente e rápido, economizando seu tempo e recursos, além claro de ser cada vez mais indispensável no mundo moderno.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário