26 de setembro, de 2019 | 10:33

Aprovadas mudanças na organização Judiciária de Minas Gerais

PLC que trata de juízes militares e transfere auditorias para BH foi aprovado em 2º turno

Em Reunião Extraordinária, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em 2º turno o Projeto de Lei Complementar (PLC) 58/16, que modifica a organização e a divisão judiciária no Estado de Minas Gerais.
Alex Ferreira / Arquivo DA
De autoria do TJMG, dispositivo aumenta de três para seis o número de cargos de juiz substituto do Juízo MilitarDe autoria do TJMG, dispositivo aumenta de três para seis o número de cargos de juiz substituto do Juízo Militar

De autoria do Tribunal de Justiça, o projeto foi aprovado quarta-feira (25) na forma do vencido (texto aprovado com modificações no 1º turno) com a emenda nº 4 da Comissão de Administração Pública, que trata do pagamento de diária a militares requisitados pela Justiça Militar. As emendas de 1 a 3 da mesma comissão foram rejeitadas.

Em síntese, o projeto, que acrescenta dispositivo à Lei Complementar 59, de 2001, aumenta de três para seis o número de cargos de juiz substituto do Juízo Militar e suprime a previsão normativa de três auditorias no interior do Estado, transferindo-as para a Capital. Com isso Belo Horizonte passa a ter seis auditorias.

Conforme o tribunal, essa alteração atende a mudanças no contexto que motivou as auditorias no interior, uma vez que hoje os processos cíveis tramitam por meio eletrônico, não sendo mais necessário realizar deslocamentos para acompanhar as ações.

Entre outras modificações, o texto também altera de trimestral para anual a periodicidade do envio da relação, para sorteio, dos candidatos ao cargo de juiz militar. Dessa relação não poderão constar autoridades mencionadas no projeto, tais como comandantes-gerais, chefes do Estado-Maior e oficiais de seus gabinetes.

A proposição ainda disciplina a convocação de juízes militares substitutos em casos de impedimento de quaisquer dos juízes militares oficiantes no primeiro grau da Justiça Militar, vedando a substituição de oficial legalmente sorteado, com exceções que especifica.

O sorteio será feito pelo juiz de direito do Juízo Militar titular da 1ª Auditoria, para definir quatro juízes militares substitutos, de cada corporação, a serem convocados nos casos de impedimento de qualquer dos juízes militares oficiantes no primeiro grau da Justiça Militar.

O projeto aprovado estabelece, ainda, que, não havendo cargos providos de juiz substituto, a substituição será feita entre os juízes titulares.

Emenda assegura diária - A emenda aprovada (de número 4) assegura o direito de receber diária aos militares requisitados pela Justiça Militar para cumprir atos ou diligências necessários ao andamento ou esclarecimento de inquéritos ou processos judiciais.

Para isso, cabe ao juiz militar oficiar ao chefe da seção de recursos humanos ou à chefia imediata do militar para a efetivação do pagamento.

A diária em questão é aquela a que se refere a Lei 5.301, de 1969, em seu artigo 87, ou seja, é o quantitativo destinado à indenização das despesas de alimentação e pousada, concedida ao pessoal da Polícia Militar que se desloca de sua sede por motivo de serviço, nas condições e valores que forem fixados pelo Poder Executivo.

Conforme a mesma lei, a fixação do valor das diárias atenderá ao mínimo de um dia de vencimento, quando o deslocamento for no País, e de dois dias de vencimento, quando for para o Exterior.

Caso o servidor já tenha direito a pousada apenas perceberá a etapa de alimentação concernente à função que estiver .
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário