23 de setembro, de 2019 | 18:15

Ipatinga promove 'Roda de Conversa' no Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas

Vamos falar sobre auto-extermínio? Com este tema e com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio, a Seção de Saúde Mental da administração de Ipatinga promoverá, pela primeira vez, uma Roda de Conversa com representantes de diversos serviços públicos, que ofertam gratuitamente na cidade ajuda e apoio profissional.

O evento, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, será realizado nesta quinta-feira (26), de 8h ao meio-dia, no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga (HMEM), no bairro Cidade Nobre, informou a administração municipal.

São esperadas mais de 150 pessoas, dentre profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, professores, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, além de gestores da área da Educação e da Saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida.

A gerente da Seção de Saúde Mental de Ipatinga, Natália Daibert Melo, explica que “todos esses dados já deveriam ser suficientes para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção de mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta”.

Ainda segundo a gerente, “o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, uma medida preventiva é perder o medo de se falar sobre o assunto, quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas são outras formas que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudarmos essa realidade”, enfatiza.

Ações coletivas
Durante todo o mês de setembro, diversas ações vêm sendo realizadas pelas Secretarias Municipais de Ipatinga. Na última semana, o Departamento de Recursos Humanos, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizou a distribuição de mensagens de incentivo à vida para os servidores municipais. Nas escolas da rede municipal o tema também vem sendo trabalhado junto aos estudantes.

Programação da Roda de Conversa
Tema: Vamos falar sobre auto-extermínio?

8h às 8h30 – Representante da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ipatinga
8h30 às 9h – Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
9h às 9h30 – Representantes do Corpo de Bombeiros Militar
9h30 às 9h50 – Intervalo
9h50 às 10h30 – Representante do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi)
10h30 às 11h20 – Representante da Clínica Psicossocial de Ipatinga
11h20 às 12h – Dúvidas, perguntas e encerramento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário