22 de setembro, de 2019 | 09:20

22 de Setembro: Dia da Banana

Alexandre, O Grande, comeu bananas quando invadiu os vales da Índia

Talvez a banana seja a fruta mais conhecida do mundo, e para lembrá-la foi criado o Dia da Banana, comemorado em 22 de setembro. Mais de 130 países das regiões tropicais do planeta cultivam bananas, mas elas tiveram origem do Sudeste da Ásia. Ainda há muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, Malásia, Indonésia e Filipinas.

GB Imagem
As bananas são cultivadas em 130 países, mas são originárias da ÁsiaAs bananas são cultivadas em 130 países, mas são originárias da Ásia
A banana é citada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 anos a.C. Sabe-se que Alexandre, o Grande, comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C.

Mas as plantações organizadas pelo homem só ocorreram a partir do Século III d.C., na China. Em 650, os conquistadores islâmicos levaram a banana para a Palestina, e mercadores árabes divulgaram a banana pela África.

A palavra banana teve origem na África Ocidental. Adaptada por portugueses e espanhóis, passou também a ser usada também na língua inglesa. Nos Séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantar bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana.

O Brasil é o segundo país no ranking da produção mundial, onde a fruta é consumida como sobremesa ou acompanhamento nas refeições, ainda que ocupe apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral, daí a expressão "a preço de banana" para dizer que algo é barato.

A maior parte da produção provém do Nordeste, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%). A banana é uma rica fonte de potássio, indispensável na alimentação das crianças e idosos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário