22 de setembro, de 2019 | 10:00

Meteorologista acredita que Vale do Aço terá poucas chuvas durante a primavera

Conforme Ruibran dos Reis, por causa da dificuldade da chegada de frentes frias, o Vale do Aço contará com poucas chuvas durante a primavera

Wôlmer Ezequiel
A estação meteorológica do campus IFMG de Ipatinga registrou os pontos mais altos e baixos da temperatura durante o inverno A estação meteorológica do campus IFMG de Ipatinga registrou os pontos mais altos e baixos da temperatura durante o inverno

Na madruga dessa segunda-feira (23) termina o inverno e começa a primavera no hemisfério sul, que irá durar até o dia 22 de dezembro. Nessa nova estação, as condições do clima propiciam a reprodução de muitas plantas. Isso faz com que a primavera seja marcada pelo surgimento de várias flores pela natureza.

Com essa mudança de estação, o clima também costuma se alterar em determinados lugares. Em entrevista ao Diário do Aço, o meteorologista Ruibran dos Reis contou quais são as expectativas de clima para a região do Vale do Aço na primavera. Conforme o profissional, é esperado nessa estação um fraco efeito do fenômeno ‘El Niño’, que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. “Há essa expectativa devido ao bloqueio que a massa de ar quente faz nesses últimos dias, que impede a chegada de frentes frias no país”, disse.

Conforme Ruibran dos Reis, por causa da dificuldade da chegada de frentes frias, o Vale do Aço contará com poucas chuvas durante a primavera. “Nessa nova estação, as chuvas deverão ser muito irregulares, em forma de temporais mesmo. E as temperaturas elevadas vão marcar essa primavera. No Vale do Aço, a temperatura mínima deverá ficar em média de 20 graus e a máxima em torno de 32 graus. São temperaturas acima da média histórica”, afirmou.

Acima da média
O meteorologista também destacou a probabilidade de que a região tenha dias com temperaturas muito acima da média, atingindo 38 graus. “Isso deve acontecer em outubro ou dezembro, quando será bastante quente na região. E as chuvas moderadas devem ocorrer na segunda quinzena de dezembro. Para outubro e novembro, as expectativas são de poucas chuvas. Dessa forma, as chuvas vão ficar muito abaixo do esperado em relação à primavera do ano passado”.

Picos no inverno
A estação meteorológica do campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, registrou os pontos mais altos e baixos da temperatura durante o inverno na região, que terminará na madrugada desta segunda-feira.

Conforme os dados da estação, entre os dias 21 de junho e 14 de setembro, a maior temperatura registrada no período citado foi no dia 13 de setembro, com 38,37 graus. Já a mais baixa ocorreu no dia 11 de julho, que chegou a 11,08 graus no Vale do Aço. Vale ressaltar que essa é a temperatura medida pela estação meteorológica, porém, a sensação térmica pode ter sido maior ou menor em determinados lugares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Barrabas

22 de setembro, 2019 | 10:54

“Se estao destruindo a vegetacao com fogo nao precisa de ser especialista que teremos temperatua altas na regiao .sem vegetacao ficamos sem protecao mas parece que os criminosos que colocam fogo ignora esta situacao.”

Envie seu Comentário