20 de setembro, de 2019 | 16:16

Como desenvolver disciplina financeira

Ricardo Hiraki Maila *

Disciplina financeira é uma qualidade importantíssima para a garantia de execução do planejamento financeiro. Afinal, não adianta criarmos um planejamento sem que ele seja executado de maneira adequada. A organização vai garantir o sucesso nos seus objetivos financeiros.

O fator base para você alcançar a disciplina é comprometimento. Se seu planejamento financeiro diz para você cortar saída aos finais de semana por pelo menos um mês, você terá que cortar. Os resultados só vão aparecer se você se comprometer em executar o planejado. Questione e saiba dizer não. "Qual o benefício se eu for comprometido e realizar o planejado? Quero comprar? Posso comprar? O que acontece se eu não comprar?"

Mobilize sua família e quem está ao seu lado. Conte que está em uma fase de mudança de hábito, os benefícios de você adquirir e porquê está fazendo isso. Peça apoio e "broncas" (se necessário), afinal, todos nós gostamos de um empurrãozinho a mais.
Conheça alguns hábitos que ajudam durante esse processo:

Crie seu planejamento financeiro com o horizonte de pelo menos 2 anos. Faça a análise constante do seu orçamento, trace planos de ação e acompanhe.

Faça a análise constante do seu orçamento, trace planos de ação e acompanhe

Coloque suas contas para serem pagas em um só dia. Foque na quitação de dívidas.

Anote todos os seus gastos e confronte sempre com seu planejamento. O ideal é uma planilha.

Não compre parcelado. Acostume-se a trabalhar com o dinheiro que tem no momento.

Evite desperdícios. Seu bolso agradece, o mundo e seu planejamento financeiro também.

Estude sempre. Busque conteúdos relevantes e com quem possua autoridade no tema. O mundo financeiro é simples, mas pode ser complexo se você não dar a devida atenção.

O mais importante é você fazer isso repetidamente até se tornar um hábito e ser uma coisa comum.

* Administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário