Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de setembro, de 2019 | 08:23

Vem aí a 13ª Primavera de Museus

Museus do Estado mostrarão acervo por meio do olhar de seus profissionais

Marcando a entrada da estação mais florida do ano, os museus ligados à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) vão oferecer atividades especiais na 13ª edição da Primavera de Museus.

Com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a Primavera de Museus em Minas Gerais terá oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e apresentações musicais. A programação começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 29 de setembro.

Izabel Chumbinho/ACS Secult
Museu Mineiro participa da Primavera dos Museus 2019Museu Mineiro participa da Primavera dos Museus 2019
Além disso, uma ação virtual envolve os funcionários dos museus, por meio de pílulas em vídeo com as equipes dos espaços para revelar sua relação afetiva com os acervos. Falando sobre “O que você mais gosta no museu?”, eles mostraram sua vivência e os bastidores do trabalho em museus.

Os vídeos serão divulgados nas redes sociais do governo, da secretaria e dos equipamentos envolvidos. Participam da programação o Museu Mineiro e o Centro de Arte Popular (Belo Horizonte); o Museu Alphonsus de Guimaraens (Mariana); o Museu Casa Guignard (Ouro Preto); o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e o Museu Banco do Crédito Real (Juiz de Fora).

Margareth Pereira, copeira do Museu Mineiro, diz que seu local favorito no espaço é a sala de exposições temporárias, porque diferentes pessoas ocupam suas dependências, democratizando o fazer artístico. “Aqui podemos conhecer vários artistas e trabalhos, pois estão sempre renovando as exposições e isso é ideal para mim”, afirma.

Sérgio Aroldo, porteiro do Museu Guimarães Rosa, aponta que o que o encanta é a troca cultural. “Aqui nós temos contato com pessoas e culturas diferentes, do Brasil e de outros países”, revela.

A diversidade é o principal motivador de Hilary Mascena, do Educativo do Centro de Arte Popular. “O que eu mais gosto do é a pluralidade de visões que temos no acervo, que une artistas de diversas regiões de Minas Gerais e mostra um pouquinho de cada lado”, pontua.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus acontece todos os anos no início da primavera, visando sensibilizar as instituições museais e a comunidade para debater temas da atualidade.

O conteúdo da 13ª edição permite aos interessados explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Confira a programação completa dos museus em http://www.cultura.mg.gov.br/images/2019/programao-%20primavera-%20de-museus%20.pdf.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário