CADERNO IPATINGA 2024

19 de setembro, de 2019 | 14:26

Primavera, saúde e beleza

Estação mais florida do ano pede pratos coloridos e saudáveis

Estão chegando as flores primaveris, uma das épocas mais bonitas do ano. É tempo das plantas brotarem, e tudo se renova. A temperatura começa a subir mais e mais, uma animação toma conta das pessoas. É inevitável dar uma espiadinha nas tendências da moda, renovar o guarda-roupa e o visual.

Mas as extravagâncias cometidas no inverno se instalaram na região do abdômen e dos quadris. A primeira medida é intensificar a queima de calorias. Fazer exercícios, caminhar mais e comer menos. Ficar com fome? Nem pensar, significa sofrimento e faz mal à saúde.

O jeito é relembrar a boa dica de reeducação alimentar, aproveitando que, com o tempo mais quente, fica bem mais fácil ingerir saladas e outros alimentos crus.

GB Imagem
Os pratos coloridos são muito saudáveis. A mistura de frutas, verduras e legumes é sempre bem-vindaOs pratos coloridos são muito saudáveis. A mistura de frutas, verduras e legumes é sempre bem-vinda
Diga “olá” para as frutas e verduras, cereais integrais e líquidos para manter uma boa hidratação. Os alimentos típicos desta época do ano são os mais coloridos, como vermelho, laranja, roxo e verde, incluindo a abóbora, a berinjela, a beterraba, a cenoura e o morango.

Uma alimentação leve é mais indicada para esse período, pois o organismo precisa de menos calorias para equilibrar a temperatura do corpo. Aposte em uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e fibras, e fuja dos alimentos gordurosos.

Beba cerca de dois litros de líquidos ao dia, que podem aumentar de acordo com a atividade física; coma as frutas com casca e semente para aumentar a ingestão de fibras e faça exercícios físicos.

Lembre-se: “passar fome” não é reeducação alimentar. Faça cinco ou seis refeições ao dia, dividindo a dieta diária em porções, nunca deixe o estômago vazio, pois isto dificulta o metabolismo.

Invista em gelatinas e iogurte, frutas, sucos naturais, pão integral, requeijão light, barrinha de cereais. Corte cenoura em palitos e consuma entre o café da manhã e o almoço, ou leve para o trabalho dentro de um potinho fechado.

Se a opção do almoço for restaurante self-service, respire fundo e vá direto às saladas. Olhe apenas para as verduras e legumes temperando-os com sal, pouco azeite e limão, que pode ser aquele que guarnece algum outro prato. Depois, “ataque” de arroz e feijão e carne grelhada (pedaço pequeno).

Não esqueça: consulte um nutricionista, assim você terá um cardápio personalizado, de acordo com a sua necessidade e seus hábitos alimentares. Com o auxílio de um profissional na área, determinadas preferências alimentares podem ser incorporadas à reeducação alimentar. Cultive a sua autoestima!
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário