18 de setembro, de 2019 | 18:01

Ipatinga recebe parecer favorável para implantação de Delegacia da PF

Prefeito se reuniu com agente da PF e Superintendente-Adjunto da Polícia Federal em Minas Gerais; agora, próximo passo é viabilizar esforços para a implantação da unidade

Divulgação
Reunião hoje à tarde na Prefeita de IpatingaReunião hoje à tarde na Prefeita de Ipatinga

A implantação de uma delegacia da Polícia Federal (PF) em Ipatinga pode estar mais próxima de se tornar realidade. Após meses de negociações, o Executivo municipal recebeu, nesta quarta-feira (18), a confirmação técnica quanto à viabilidade concreta de construção de uma delegacia da instituição na cidade.
A informação foi dada pelo Superintendente-Adjunto da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Eustáquio Braga, e pelo agente da PF, Ricardo de Faria Marsicano, durante encontro com o prefeito Nardyello Rocha, segundo informado pelo governo municipal.

Estudo técnico
Um estudo técnico de viabilidade foi feito pela Polícia Federal, a pedido do Executivo, e os resultados apontaram que Ipatinga possui todos os requisitos para comportar a abertura de uma Delegacia da PF. A unidade seria de médio a grande porte, podendo receber cerca de 40 servidores para atender todo rol de serviços prestados pelo organismo.
Além da grande demanda para emissão de passaportes, documento básico para viagens internacionais requisitado diariamente pelos moradores da região (que atualmente precisam se deslocar até Governador Valadares ou Belo Horizonte para serem atendidos), há também outro aspecto favorável à abertura de uma delegacia em Ipatinga. De acordo com os representantes da PF, cerca de 800 inquéritos relacionados à região do Vale do Aço tramitam hoje na capital mineira. O alto número de processos também embasa a necessidade de uma sede do órgão na região, aponta o governo.

Próximo passo
Durante as negociações, o prefeito sinalizou aos policiais federais que o governo não medirá esforços para viabilizar a implantação da delegacia na região. “Precisávamos desse parecer técnico para efetivamente lutar por essa conquista. Agora, com essa notícia favorável, o próximo passo é somar forças para tirar essa possibilidade do papel. Ainda esta semana pretendo convidar para uma reunião os prefeitos do Vale do Aço, os deputados que representam a região, empresas, participantes da Agenda de Convergência, autoridades de segurança pública, conselhos e outras entidades para nos unirmos em busca de engajamento voltado para a instalação da Delegacia em Ipatinga”, afirmou Nardyello.

Vantagens
Emissão de passaporte, controle migratório, acordos celebrados pela Polícia Federal com organismos nacionais e internacionais, informações de interesse para os aposentados e pensionistas da PF, controle de armas, leilões organizados pelo órgão, produtos químicos e segurança privada são alguns dos serviços que estarão à disposição da população com a chegada da Delegacia da Polícia Federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário